Espionagem: embaixador britânico "convidado" a dar explicações a Berlim

Documentos de Snowden "sugerem" que os britânicos dispõem de um sistema de espionagem no interior da sua embaixada em Berlim

Foto
A embaixada britânica fica bem no centro de Berlim JOHN MACDOUGALL/AFP

O embaixador da Grã-Bretanha foi “convidado” a ir ao Ministério alemão dos Negócios Estrangeiros, depois de a imprensa ter divulgado a existência de um sistema de espionagem no interior da representação britânica em Berlim.

O embaixador Simon McDonald “foi convidado para uma discussão por iniciativa do ministro dos Negócios Estrangeiros Guido Westerwelle”, informou o ministério em comunicado.

O diplomata britânico não foi “convocado”, como foi o caso para o embaixador americano, depois de o Governo federal ter tomado conhecimento de uma possível espionagem norte-americana ao telemóvel da chanceler Angela Merkel.

Desta vez, o MNE alemão pediu ao embaixador McDonald “uma tomada de posição sobre as informações veiculadas por meios de comunicação britânicos”. E lembrou que “a intercepção de comunicações feita a partir do interior de uma missão diplomática violaria o direito internacional”, refere ainda o comunicado.

Um porta-voz da embaixada britânica em Berlim confirmou que o encontro entre Simon McDonald e Guido Westerwelle se realizou ao início da tarde, mas não deu qualquer outra informação sobre a conversa entre os dois responsáveis.

Documentos transmitidos pelo ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana, Edward Snowden, e fotografias aéreas “sugerem” que os britânicos dispõem de um sistema de espionagem no interior da sua embaixada em Berlim, noticiou o jornal The Independent.

Sugerir correcção
Comentar