Júri do Grande Prémio de Romance e Novela 2012 escolheu cinco finalistas

A homenagem a Mário de Carvalho na sexta edição do Escritaria ficará marcada com uma frase de sua autoria que, em forma de arte pública, adorna a partir de agora uma das praças de Penafiel
Foto
Mário de Carvalho é um dos cinco finalistas do prémio APE Enric Vives-Rubio

Os escritores Afonso Cruz, Alexandra Lucas Coelho, Jaime Rocha, Mário de Carvalho e Patrícia Portela são os finalistas do Grande Prémio de Romance e Novela 2012, da Associação Portuguesa de Escritores, foi esta segunda-feira divulgado.

Ao galardão, no valor de 15 mil euros, concorreram 80 títulos, menos 23 do que no passado, tendo o júri, presidido por José Correia Marques, divulgado esta segunda-feira, após segundo reunião, os cinco finalistas, escolhidos “por unanimidade”.


Os finalistas são Jesus Cristo Bebia Cerveja, de Afonso Cruz, E a Noite Roda, Alexandra Lucas Coelho, A Rapariga Sem Carne, de Jaime Rocha, O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel, de Mário de Carvalho, e O Banquete, de Patrícia Portela.


Além de José Correia Tavares, constituíram o júri a poetisa Ana Marques Gastão, a ensaísta Clara Rocha, a catedrática da Universidade de Aveiro, Isabel Cristina Rodrigues, o catedrático da Universidade do Minho, Luís Mourão e o ensaísta Manuel Gusmão.


Esta é a 31.ª edição do Grande Prémio de Romance e Novela APE, o ano passado o vencedor foi Ana Teresa Pereira com o romance O Lago.


O Grande Prémio de Romance e Novela, que tem o apoio da secretaria de Estado da Cultura, já distinguiu autores como Vergílio Ferreira, António Lobo Antunes, Agustina Bessa-Luís, Maria Gabriela Llansol, José Saramago, Francisco José Viegas e Rui Cardoso Martins.
“Tudo leva a crer que a deliberação final do júri ocorra ainda no final deste mês”, afirma em comunicado a APE.