Paulo Alves apresentado como treinador do Olhanense

O antigo técnico do Gil Vicente substitui Abel Xavier.

Foto
Paulo Alves vai treinar o Olhanense Paulo Cunha/AFP

Paulo Alves foi nesta terça-feira apresentado oficialmente como novo treinador do Olhanense, indicando como objectivo manter o clube algarvio “o mais afastado possível” dos últimos lugares da I Liga portuguesa.

“O que me foi pedido passa por manter o Olhanense o mais afastado possível dos lugares complicados da tabela. Sou um treinador com os pés bem assentes no chão. Não vamos pensar em outras coisas sem antes atingir o fundamental, aquilo que é o mais importante. O resto veremos depois, até porque a ambição dos jogadores que treino não pode ter limites”, disse o técnico.

Paulo Alves, de 43 anos, substitui Abel Xavier no comando técnico dos algarvios após oito jornadas no campeonato, com o clube posicionado no 11.º lugar, com oito pontos.

O novo treinador, que estava parado desde que saiu do Gil Vicente no final da última época, foi apresentado no museu do clube, onde pôde observar “a grandeza e tradição” do emblema de Olhão.

“Tudo farei para o Olhanense alcançar o sucesso que pretende. Sou alguém muito ambicioso e rigoroso e não será por falta de trabalho que o Olhanense não terá sucesso. É um desafio difícil, como todos o são, mas não me assusta”, confessou Paulo Alves.

O treinador tem acompanhado a Liga e já viu alguns jogos do seu novo clube mas, “eticamente”, recusou comentar o que estava mal com Abel Xavier, por “respeitar” o trabalho do ex-colega de selecção enquanto jogadores.

“Tenho a noção e a consciência de que este é um plantel com jogadores de qualidade. Pela sua juventude e eventual falta de experiência a este nível vai ser necessário muito trabalho. Quero uma equipa competitiva, com um futebol de qualidade, sempre que possível, com determinação, empenho, capacidade de luta e sofrimento”, sustentou.

Paulo Alves lembrou o percurso no estrangeiro, enquanto jogador, para se manifestar tranquilo com a diversidade de um grupo que conta com mais de uma dezena de nacionalidades.

“O futebol tem uma linguagem universal. Há situações que, por vezes, até num simples trocar de olhares o jogador e o treinador se percebem. Falo bem inglês e francês e estou certo que alguns deles já ‘arranham’ o português. Gosto de ter uma comunicação simples, fácil e objectiva com jogadores. São jogadores jovens, à procura do seu sucesso, e farei os possíveis para ajudar”, afirmou.

O novo técnico do Olhanense prometeu “ambição máxima” nas taças “para chegar o mais longe possível” e, apesar do “tempo limitadíssimo” de preparação, uma equipa à altura do desafio de quarta-feira com o Sporting da Covilhã, da segunda mão da segunda fase da Taça da Liga, depois da derrota (0-1) no primeiro jogo.

“Vou falar com jogadores e vamos encontrar, dentro das coisas boas que têm sido feitas, a melhor solução para amanhã [quarta-feira] apresentar uma equipa competitiva que permita dar a volta à eliminatória”, concluiu.

Paulo Alves será coadjuvado por Fernando Batista (adjunto e treinador de guarda-redes) e Ricardo Vaz (preparador físico).

A conferência de imprensa contou também com a presença de Isidoro Sousa, presidente do clube e da SAD, e do italiano Igor Campedelli, administrador da SAD.

“Sentíamos que era necessário mudar algo. Não foi uma decisão fácil, mas foi pensada e já estava tomada há algum tempo, não passava pelos últimos resultados. Paulo Alves foi uma escolha consensual, pela sua experiência no futebol português”, disse Isidoro Sousa.

Sugerir correcção
Comentar