Os adolescentes portugueses estão a fumar mais

O número de fumadores em Portugal diminuiu, mas, por outro lado, está a aumentar o número de adolescentes e de jovens portuguesas a fumar

Foto
O número de adolescentes e de jovens portuguesas a fumar está a aumentar Ibrahim Asad/Flickr

A lei que proíbe fumar em espaços públicos em Portugal ajudou a baixar em dois por cento o número de fumadores em Portugal, mas o número de adolescentes e de jovens portuguesas a fumar está a aumentar, revelou a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP).

Segundo o presidente da SPP, Carlos Cordeiro, a legislação, que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2008, veio diminuir a percentagem de fumadores em Portugal, registando-se um abaixamento na ordem dos “2% da população” que deixou de fumar, disse à Lusa o presidente da SPP, no âmbito do 24.º Congresso de Pneumologia, que arranca esta sexta-feira, dia 25, no Algarve.

A legislação sobre restrição de fumar em espaços públicos veio diminuir, sobretudo, a exposição passiva ao fumo do tabaco, com um abaixamento “na ordem dos 25%”, acrescentou aquele especialista. A diminuição da carga tabágica dos fumadores diminuiu, porque as “pessoas não podem fumar permanentemente e em todo o lado (...) e, portanto, os que fumam também fumam menos”, concretizou Carlos Cordeiro.

Mais jovens fumadoras

Apesar da diminuição de alguns fumadores em Portugal e de o país ter 21% da população a fumar, enquanto a média europeia é de 28% (com a vizinha Espanha e Grécia a ronda os 40% da população), a verdade é que as mulheres jovens em Portugal cada vez fumam mais. “Tem havido um aumento do hábito tabágico na população jovem feminina”, alertou o médico pneumologista, explicando que as adolescentes e as mulheres jovens têm, de facto, tendência para fumar mais do que fumavam”.

O fenómeno da emancipação feminina que está a levar as mulheres a começarem a fumar mais cedo vai aumentar a “mortalidade da doença pulmonar obstrutiva crónica” (DPOC), que vai aparecer cada vez mais cedo. A DPOC é uma doença inflamatória das vias aéreas que leva a uma insuficiência respiratória e que provoca a morte, seja por doenças cardíacas, seja com tumor no pulmão.

Antigamente, a doença pulmonar obstrutiva crónica era uma doença do idoso, mas hoje começa a aparecer aos 40 anos. "Temos de estar atentos aos sinais de queixas respiratórias nos fumadores logo a partir de 40 anos”. Segundo Carlos Cordeiro, deve-se “começar o mais cedo possível a tratar” a doença que é evolutiva e incapacitante.

O 24.º Congresso de Pneumologia, que conta com a presença de cerca de 700 especialistas nacionais e internacionais, tem como tema os “Novos caminhos para a Pneumologia em Portugal”. O fórum, que decorre em Albufeira entre sexta-feira e domingo, vai discutir a saúde respiratória nacional e abordar temas como a asma brônquica, a doença pulmonar obstrutiva crónica e o cancro do pulmão.

Sugerir correcção
Comentar