Parlamento grego corta financiamento ao Aurora Dourada

Partido de extrema-direita tinha direito a 873 mil euros neste ano.

Foto
Apoiantes do Aurora Dourada em Atenas AFP

O Parlamento grego aprovou a suspensão do financiamento público ao partido de extrema-direita Aurora Dourada. A medida foi aprovada com os votos a favor de 235 (de 300) deputados e nenhum voto contra.

A lei permite o congelamento, por tempo indefinido, da transferência de verbas para o partido, cujo líder e outros responsáveis estão detidos, à espera de serem julgamento pela acusação de associação criminosa.

Segundo jornal grego Kathimerini, este corte terá um impacto significativo para o Aurora Dourada, que este ano tinha previsto receber 870 mil euros dos 11 milhões que serão entregues aos partidos com assento parlamentar.

A detenção de elementos da liderança do Aurora Dourada surgiu depois do homicídio de um activista de esquerda, por um apoiante do partido.

O Aurora Dourada passou da irrelevância (nem 1% dos votos) nas eleições de 2009 para uma votação de 7% (que lhe deu 18 deputados) em 2012.

A crise grega foi o principal catalisador do partido, que aproveitou o mau funcionamento das instituições e organizou acções em que deu segurança a moradores de zonas cada vez mais afectadas por criminalidade e distribuiu comida e roupa a quem precisava.

A chegada descontrolada de imigrantes à Grécia, que procuram passar para outros países da Europa mas ficam concentrados no centro de Atenas, também foi terreno fértil para as ideias anti-imigração do partido, que defende a expulsão dos imigrantes ilegais – e, de seguida, da verificação do estatuto dos legais. O grupo nega qualquer acção violenta.
 

Sugerir correcção
Comentar