Onda de solidariedade para procurar pais de menina loura encontrada na Grécia

"Maria" foi encontrada em acampamento cigano. Testes mostraram que não é filha do casal com quem estava. Autoridades tentam agora encontrar os pais da menina que terá quatro anos.

Fotogaleria
Imagem de Maria divulgada pela polícia grega AFP
Fotogaleria
Cartaz de Maria no centro que a acolheu: a Interpol está à procura dos pais verdadeiros Sakis Mitrolidis/AFP
Fotogaleria
O acampamento em Farsala onde a criança foi encontrada Sakis Mitrolidis/AFP

A instituição que está a acolher “Maria”, a menina loura com cerca de quatro anos que foi encontrada num acampamento de ciganos na Grécia com uma família com a qual não tem laços biológicos, recebeu mais de 8000 chamadas com possíveis pistas e tentativas de ajuda para chegar aos pais da criança.

Até agora a polícia ainda não conseguiu descobrir a identidade da menina, mas suspeita-se que tenha sido vítima de rapto ou envolvida numa rede de tráfico de crianças, relata a BBC. As autoridades gregas lançaram um apelo para que todos os que pudessem ter pistas sobre o possível paradeiro da família ou as circunstâncias em que a criança foi parar ao acampamento contactassem a organização.

Os únicos dados avançados é que tem pele branca, terá nascido em 2009, tem um metro de altura e 17 quilos. Outra hipótese colocada pelos investigadores é que a criança seja oriunda do Norte ou Leste da Europa. A Interpol também já foi chamada para o caso, diz o El País.

Até agora os testes de ADN feitos a “Maria”, nome como tem vindo a ser conhecida, confirmaram que não era filha do casal com quem estava a viver. A menina foi encontrada na quarta-feira, durante uma rusga da polícia a um acampamento cigano, por suspeitas de actividade delituosa, perto de Farsala, centro da Grécia, 280 quilómetros a norte de Atenas.

Seis crianças dadas à luz em dez meses
A BBC contou que os agentes suspeitaram do enorme contraste físico entre a criança de cabelos louros e olhos azuis e os pais. E que ficaram ainda mais desconfiados quando analisaram os documentos da família — o casal registou diferentes crianças em diferentes registos familiares regionais. A mulher alegou também ter dado à luz seis crianças num período de dez meses. No total, o casal, ela com 40 anos, ele com 39, alega ter 14 filhos. Incluindo Maria, tinha actualmente quatro consigo.

A Sky News, citando Costas Giannopoulos, director da instituição que tem agora ao seu cuidado Maria, apresenta uma versão ligeiramente diferente, mas não contraditória, do modo como foi detectada a presença de Maria. Foi, disse, a procuradora que acompanhou a operação policial quem reparou na criança: “Ela viu uma cabecinha loira saindo de debaixo dos lençóis. Pareceu-lhe estranho, e foi assim que tudo começou”. Giannopoulos explicou que a criança está confusa e chocada com o que se passa à sua volta. Era usada para mendigar nas ruas de Larissa, por ser loura e bonita, disse também.

O próprio casal vacilou na explicação sobre a origem da criança. Segundo informações já antes avançadas pelo director da polícia da província de Thessalia, Vassilis Halatsis, primeiro terão dito que encontraram “Maria” num cobertor mas, depois, disseram que a menina lhes tinha sido entregue por estranhos e, por fim, que tinha pai estrangeiro. Ficaram presos, por suspeita de rapto de menor e falsificação de registos e serão presentes a tribunal nesta segunda-feira.

À AFP, os advogados do casal insistiram que a menina nunca foi raptada ou roubada e que apenas ficaram a tomar conta dela porque em 2009 a mãe biológica não podia tomar conta dela e decidiu entregá-la pouco depois de nascer.

A notícia está também a gerar reacções por parte da comunidade cigana, com uma associação de Farsala a dizer que o casal detido tratava “Maria” ainda melhor que os seus próprios filhos e que a amavam. Temem também que esta notícia gere uma onda de discriminação contra a comunidade que vive naquele país.

No Reino Unido, o caso levou a associações à situação, que continua bem presente e sob investigação, de Madeleine McCann, a criança desaparecida em 2007 de um aldeamento turístico na Praia da Luz, no Algarve. Um porta-voz dos pais de Maddie disse ao jornal Daily Mirror que o caso de Maria lhes dá alento. “Isto dá a Kate e Gerry grande esperança de que Madeleine possa ser encontrada viva”, declarou. Outros casos voltaram também às páginas dos jornais, como os desaparecimentos de Ben Nidam e de Alex Meschisvilli – o primeiro dos quais desapareceu com 21 meses, em 1991, precisamente numa ilha grega, diz o El País.

Motivo de discussão é também a facilidade em obter documentos oficiais para crianças, mesmo quando não há qualquer parentesco com elas. “Estamos chocados com o quão fácil é registar crianças como se fossem delas próprias”, disse Costas Giannopoulos à televisão grega Skai. “Há muito mais a investigar... Acredito que a polícia irá desvendar uma trama que não tem apenas a ver com esta menina.”

Sugerir correcção
Comentar