Juros da dívida descem nos mercados

Taxas das obrigações de tesouro a 10 anos apresentam queda ligeira.

Foto
Taxas de juro dos países periféricos estão em valores mínimos Enric-Vives Rubio

Os mercados estão a reagir de forma positiva no dia seguinte à avaliação da troika de credores internacionais ao programa português, com uma descida generalizada nas taxas de juro dos títulos de dívida pública portuguesa.

De acordo com os dados disponibilizados pela agência Reuters, às 10h45 desta sexta-feira, a taxa de juro dos títulos a 10 anos encontrava-se nos 6,542%, uma descida ligeira face aos 6,625% do fecho de ontem.

Nos prazos mais curtos, a descida de taxa de juro está a ser mais acentuada. A cinco anos, as taxas estão em 5,786%, contra 6,077% de ontem. A dois anos, a taxa cifra-se 5,293%, menos 0,216 pontos do que ontem.

O Governo, através de Maria Luís Albuquerque, mostrou na quinta-feira a expectativa de que, com a aprovação da troika a mais uma tranche do empréstimo, a confiança dos mercados em relação a Portugal possa voltar, permitindo assim um regresso às emissões no mercado primário no início de 2014, ou mesmo até ao final deste ano.

No início deste ano, Portugal realizou duas emissões (através de operações sindicadas) de dívida pública de longo prazo. Nessa altura, contudo, as taxas de juro dos títulos a 10 anos estavam próximas de 5% nos mercados.
 
 

Sugerir correcção
Comentar