Correr à noite também já é uma forma de socialização

Bruno Claro mudou a forma como se corre nas cidades portuguesas, depois do trabalho, com a criação da comunidade Correr Lisboa. Teve tanto sucesso que apostou num novo produto de corrida, as Secret Runs

Bruno Claro, 33 anos, vê-se como um personal trainer de corrida Bruno Almeida
Fotogaleria
Bruno Claro, 33 anos, vê-se como um personal trainer de corrida Bruno Almeida
Quem corre cada vez mais são as mulheres, diz o fundador da comunidade Correr Lisboa Nelson Garrido
Fotogaleria
Quem corre cada vez mais são as mulheres, diz o fundador da comunidade Correr Lisboa Nelson Garrido

Há seis meses, Bruno Claro criou uma comunidade para corredores que preferem fazer desporto com companhia, pela cidade. O Correr Lisboa transformou-se numa rede social de corredores local que, logo nos primeiros digas, teve mais de 500 registos e várias cidades.

A ideia que Bruno pensou é simples: qualquer pessoa inscrita diz onde costuma correr, procurando pessoas que também o queiram fazer, no mesmo local. “Com a adesão e o crescimento críamos o nosso próprio grupo de corrida”, conta Bruno Claro ao P3. Cidades como Aveiro e Porto também já têm uma comunidade e, no total, o universo criado por este programador informático de 33 anos já tem cerca de 2500 inscritos.

Todas as terças-feiras, pelas 19h15, o grupo do Correr Lisboa junta-se na Cidade Universitária para um treino: por norma são 40 minutos de corrida, seguidos de exercícios e alongamentos. Em média aparecem cem pessoas, acompanhadas por Bruno e por outros seis “personal trainers de corrida”, como o primeiro descreve. “Ajudamos as pessoas a melhorarem o tempo e a darem mais um passo quando se sentem cansadas — mas somos todos corredores amadores.”

Foto
Os treinos do Correr Lisboa acontecem todas as terças-feiras, pelas 19h15, junto à Cidade Universitária Bruno Almeida

Além de exercício físico gratuito, a corrida pode ser um momento de socialização, diz Bruno, razão pela qual cada vez mais pessoas se juntam a grupos diversos com este propósito. A prova disso é a quantidade de eventos de corrida que vão surgindo: Color Run, Electric Run, Corrida do Parque à Noite e corridas em pijama, também à noite, são alguns exemplos.

“Quem corre cada vez mais são as mulheres e cada vez há mais treinos com mais mulheres do que homens”, refere. As idades dos corredores variam, normalmente, entre os 30 e os 40 anos: mas há jovens universitários que aproveitam o facto de o ponto de encontro do grupo ser na Cidade Universitária para se juntarem aos treinos.

A escolha de um horário nocturno para correr tem a ver, considera Bruno, com os horários cada vez mais apertados. “A parte da manhã é muito complicada em termos de logística, sobretudo para quem tem filhos e família. Muitos deles até costumam correr depois das 23h00, depois de todos irem dormir.” O mesmo acontecia com Bruno, que corria, ocasionalmente, mas sem um ritmo. Hoje é um corredor activo, sobretudo pelas ruas de Lisboa: o Parque das Nações e Belém são as suas zonas de eleição.

Enigmas que levam a corridas secretas

O sucesso do Correr Lisboa levou o programador informático a criar uma outra comunidade, desta vez secreta, que atinge um público mais jovem. As Secret Runs partem de segredos e desafios, enigmas para decifrar e discrição absoluta. “Somos uma organização secreta, que se reúne em localizações secretas para correr. Não nos vês mas estamos em todo o lado (...) E estejamos onde estivermos, uma coisa te podemos garantir: estamos a correr sempre divertidos”, pode ler-se na descrição.

Estas corridas diferentes têm um número limite de participantes, que conseguem um lugar após responderem a várias questões — e quanto mais rápidos forem, melhor. “Prometemos fazer com que as pessoas corram onde nunca o sonharam fazer”, resume Bruno. Até agora já houve dois eventos: um em Lisboa, temático, no Parque das Nações (com partida do Centro Comercial Vasco da Gama), e outro no Porto, com saída da Alfândega do Porto, passeio de barco pelo rio Douro incluído.

A próxima Secret Run acontece a 12 de Outubro, pelas 23h30, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa. 150 pessoas vão participar nesta corrida cujos detalhes continuam secretos, claro.

Sugerir correcção
Comentar