A revista que te vai causar Calafrios!

A revista de banda desenhada "Calafrios!", criada por Filipe, compila histórias de terror da década de 1950, anteriormente publicadas nos EUA

Fotogaleria
Fotogaleria

É grátis, está disponível online e chama-se "Calafrios!". É assim a nova revista de banda desenhada que compila histórias de terror da década de 1950, anteriormente publicadas nos EUA. A intenção é dar a conhecer em português algumas obras que fazem parte da história do "horror comics" e que são praticamente desconhecidas “deste lado do atlântico” , explica o responsável pela revista, Filipe Azeredo também criador do blogue A Filactera.

"O Monstro do Pântano", "O Cadáver Que Veio Jantar" e "O Navio Fantasma". Argumentos de origem desconhecida, arte assinada por norte-americanos (Alex Toth, Mike Peppe, Reed Crandall, Basil Wolverton...) e datas de publicação compreendidas nos anos 50.

Filipe conta ao P3 que inicialmente pensou compilar na sua revista vários estilos de BD, mas no fim optou por se centrar no terror. Esta escolha não foi ao acaso já que foi o terror um dos principais causadores da criação do “Comics Code” um código de conduta a seguir pelas editoras que garantia a não publicação de conteúdos considerados ofensivos para os leitores.

Todas as histórias que Filipe Azeredo escolheu são anteriores à entrada em vigor desse código e cujo copyright das editores expirou. Alex Toth e Basil Wolverton são alguns dos autores cujas obras Filipe Azeredo re-editou. Coube a Filipe a selecção, retoque e paginação da Calafrios! mas foi a irmã, Patrícia Azeredo, que traduziu todas as histórias.

Filipe Azeredo tem 48 anos , é de Vila Nova de Gaia e é gestor de tráfego numa empresa de transportes. O seu encanto pela BD começou quando tinha apenas seis anos. “Os meus pais faziam viagens profissionais a França e traziam álbuns do Tintin e do Astérix para mim e para o meu irmão. Também me compravam a edição portuguesa da revista Tintin que coleccionei até ao seu último número.”

Ao longo dos anos Filipe alimentou sempre o gosto pela leitura e em 2009 decidiu criar o blogue A Filactera dedicado à partilha de determinadas obras de banda desenhada. O blogue cresceu e conta com algumas rubricas como “A opinião”, “A entrevista”, “A BD” “A página” “O destaque” e “A notícia”.

A Calafrios! criada por Filipe pode ser lida online (plataforma ISSUU) ou transferida para computador ou tablet num dos formatos disponíveis (PDF ou CBR).

O P3 revela em primeira mão o conteúdo do segundo número, a editar em Novembro: "The Pit of the Damned" (Bob Powell/Howard Nostrand), "Hangman's Horror" (Jack Cole) e "The Ugliest Man in the World" (Jack Katz).

Sugerir correcção
Comentar