Solo marciano analisado por sonda Curiosity tem 2% de água

Sonda analisou várias amostras de solo marciano. Descoberta publicada na Science.

A sonda Curiosity tem dez instrumentos científicos NASA

A sonda Curiosity da NASA detectou cerca de 2% de água nas amostras de solo marciano que analisou. Esta água descoberta pode vir a ser importante para futuras missões humanas a Marte.

"Nós olhávamos Marte como um deserto muito seco e embora isto não seja a quantidade de água que encontramos no solo da Terra (…) é substancial", disse Laurie Leshin, principal autora do estudo publicado na revista Science.

Segundo o mesmo cientista, em 0,03 metros cúbicos de solo marciano, o que corresponde aproximadamente a um bloco com um pé de largura, altura e profundidade, é possível obter 0,47 litros de água.

Para já, nenhuma agência espacial tem planos para mandar humanos a Marte, mas os Estados Unidos já disseram que pretendem fazer chegar lá os primeiros seres humanos por volta de 2030.

Sinais de água no planeta vizinho da Terra não são uma novidade, mas a mais recente evidência vem de um conjunto de 10 dos mais sofisticados instrumentos alguma vez enviados para vasculhar a superfície de Marte, que estão ao dispor da sonda Curiosity. O robô pousou no planeta em 2012.