Amazon aproxima-se da concorrência com novos tablets

Mais leves, mais rápidos e com 11 horas de bateria. Os Kindle Fire HDX foram apresentados sem pompa, mas são aposta forte para melhorar resultados da empresa no sector.

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Os Kindle Fire HDX estão equipados com o sistema operativo Fire OS 3.0 Business Wire/Amazon

Bons produtos a preços baixos. A Amazon mantém a estratégia delineada para ganhar quota de mercado no sector dos tablets aos dois líderes – Apple e Samsung. Nesta terça-feira à noite, com um simples comunicado e sem um grande evento, a empresa liderada por Jeff Bezos revelou três novos modelos do Kindle com os quais espera apertar a concorrência.

Os Kindle Fire HDX com ecrãs de 7 e 8,9 polegadas são as grandes novidades. “São tablets poderosos. Acrescentámos [em relação aos anteriores] a mais recente placa gráfica, duplicámos a memória e triplicámos a capacidade de processamento”, escreve Bezos, no texto de apresentação publicado na homepage da Amazon. “Também passa a ter até 11 horas de bateria – 17 horas quando está [apenas] a ler.”

Os preços começam nos 229 dólares (169 euros) para o de 7 polegadas e nos 379 dólares (280 euros) para o de 8,9. Ambos têm ecrã com “superalta” definição – diz a Time –, colunas estereofónicas e câmara frontal (câmara traseira só no maior). A ligação à rede 4G é opcional. Na Amazon, onde os tablets já estão em pré-venda, esta funcionalidade acrescenta 100 dólares ao preço.

O terceiro modelo, o Kindle Fire HD, é o mais barato: 139 dólares (103 euros). Aqui, a novidade é mesmo o preço. Segundo Jeff Bezos, este dispositivo tem “a mesma qualidade” de resolução e a mesma velocidade de processamento que “os modelos de topo do ano passado”.

Também há novidades no sistema operativo dos Kindle, uma adaptação do Android a que a Amazon deixou de chamar isso mesmo – uma adaptação do sistema operativo do Google – para lhe dar um nome: Fire OS. No caso, Fire OS 3.0. Uma das preocupações nesta actualização foi proporcionar uma melhor experiência aos clientes que o usam para trabalhar.

No entanto, é com uma pequena (mas ambiciosa) funcionalidade que a Amazon espera impressionar de imediato: o botão de ajuda. Clicando no ícone, os utilizadores ligam ao centro de apoio da empresa e são auxiliados, por videoconferência, por um técnico (que, segundo a empresa, não vê o interlocutor, só é visto). O serviço é gratuito e estará acessível 24 horas por dia.

Os Fire HDX começam a sair dos armazéns a 7 de Novembro, um mês depois dos Fire HD, que estarão disponíveis a partir de 2 de Outubro. Chegam a tempo do Natal, que será uma altura importante para a Amazon verificar se consegue ou não ganhar terreno à concorrência. Nos EUA, segundo a IDC, os Kindle registaram uma quota de mercado de 4,6% no segundo trimestre deste ano, contra 50,7% dos iPad e 18,5% dos modelos Samsung.
 

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