Quatro ao Sul ganharam o Prémio José Afonso 2013

Os músicos José Barros, Rui Vaz, José Manuel David e Pedro Mestre compõem o quarteto que retoma a tradição do cante alentejano

Foto
Entre os anteriores vencedores estão José Mário Branco, Sérgio Godinho, Vitorino, Pinho Vargas e os Deolinda DR

O grupo português Quatro ao Sul venceu o Prémio José Afonso 2013, atribuído a um álbum de música portuguesa, com o disco de estreia Demudado em tudo, anunciou esta quarta-feira a câmara municipal da Amadora.

Para o júri, o álbum “é uma revelação extraordinária, uma oportunidade rara” para conhecer “a enorme riqueza do cante alentejano, membro de pleno direito da antiquíssima tradição das polifonias vocais da região mediterrânica”. 

Os Quatro ao Sul são formados pelos músicos José Barros (José Barros e Navegante), Rui Vaz e José Manuel David (dos Gaiteiros de Lisboa) e por Pedro Mestre (tocador e construtor de violas campaniças). O grupo tem por base a tradição do cante sul, as modas do Alentejo, mas também a música tradicional do Mediterrâneo. 

O júri que escolheu, por unanimidade o álbum Demudado em tudo, integrou o compositor Sérgio Azevedo, a pianista Olga Prats, o vereador da Cultura da autarquia da Amadora António Moreira, e a chefe da divisão de Intervenção Cultural, Vanda Santos. 

Este ano eram candidatos aos Prémio José Afonso os álbuns Desfado, de Ana Moura, Cuca Roseta, de Cuca Rosera, Ruído do silêncio, dos Dazkarieh, Tarara, dos Diabo a Sete, Em busca das montanhas azuis, de Fausto Bordalo Dias, Avis Rara, dos Gaiteiros de Lisboa, e Carlos do Carmo - Maria João Pires, que juntou o fadista com a pianista. 

O Prémio José Afonso foi criado pela autarquia para “incentivar a criação musical de raiz portuguesa, bem como fomentar o turismo e a cultura na cidade da Amadora”. 

Deolinda, Dulce Pontes, Né Ladeiras, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Fausto, Júlio Pereira, Mafalda Veiga, Vitorino e António Pinho Vargas foram alguns dos músicos distinguidos em edições anteriores. 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar