The Photocrossing: o nome diz tudo, certo?

A ideia de Angélica baseia-se no conceito do "bookcrossing", de troca de livros entre desconhecidos, mas aplicado às fotografias

Foto
?, ioana/Flickr

"The Photocrossing" é um projecto da Angélica para o mundo. O nome diz quase tudo. A ideia baseia-se no conceito do "bookcrossing", de troca de livros entre desconhecidos, mas aplicado às fotografias.

A ideia é de Angélica, que aos 32 anos, voltou às cadeiras da faculdade para perseguir o bichinho artístico que traz dentro dela. Assim, actualmente conjuga o segundo ano da licenciatura em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o trabalho no laboratório, fruto da primeira licenciatura, em Microbiologia.

Nos pontos em que as caixinhas do "The Photocrossing", recheadas de imagens, estiverem presentes, basta levar uma fotografia, substituí-la por outra e partilhá-la na página de Facebook do projecto. Também há "um bloco em cada caixa, que funciona como uma espécie de livro de visitas".

Foto

Até agora, há três "spots", como lhes chama Angélica, na cidade do Porto: na Pensão Favorita, na White Box House no Oporto Poets Hostel. Entretanto, vão surgindo mais, depois da fase de "experimentação", mas o objectivo é chegar muito mais longe. Por isso, Angélica já levou este projecto até Lisboa e já há uma caixinha no Lisbon Poets Hostel.

Internacionalizar é "o que faz sentido"

A escolha dos locais não é ao acaso. "Estamos a colocá-las neste tipo de locais, por um lado pelo desejo de internacionalização que temos, por outro, para tentar responder a um turismo que é cada vez mais cultural", explica a mentora. "Se em vez de uma recordação produzida em série o turista ou viajante que nos visita puder levar uma fotografia singular ou com poucos exemplares (e gratuitamente) pode ser uma ideia interessante".

Esta ideia de internacionalização, de que Angélica fala, é a primeira razão do nome e do blogue em inglês. É que expandi-lo para o mundo é "o que faz sentido, neste tipo de projecto", afirma.

A "marinar" há cerca de meio ano, o projecto ainda não chegou à fase de divulgação "a sério", mas está calmamente a caminhar nesse sentido. Por isso, quem adere "tem aderido bem", mas "ainda não ao ritmo que o projeto deseja", conta Angélica Ramos. Ainda assim, garante, "as pessoas acham todas a ideia muito interessante".

As fotografias, para já, são quase todas desta microbióloga artista e dos amigos, que ela "arrastou" para o projecto, mas hão-de ser de muito mais gente, em breve. Aí, a ideia vai querer também "mostraro trabalho de pessoas que gostam de fazer fotografia" e, quem sabe, dar origem "a uma primeira exposição com algumas das fotografias trocadas".

Sugerir correcção
Comentar