Primeiro filme americano antinazi esteve 75 anos num cofre

Hitler’s Reign of Terror vai ser exibido em Nova Iorque já em Outubro, depois de ter sido restaurado. A única cópia sobrevivente de um filme que se julgava perdido, redescoberta em Bruxelas, ficou esquecida nos arquivos

Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters

No começo dos anos 1930, Cornelius Vanderbilt IV, o herdeiro de uma riquíssima família de industriais americana, andava a viajar pela Europa, como convinha a um jornalista-aprendiz da época com dinheiro suficiente no bolso para o fazer. Está em Berlim a 5 de Março de 1933, dia em que o partido nazi ganha as legislativas, deixando Hitler e os seus apoiantes em clima de euforia e muitos judeus em fuga. Vanderbilt, então com 35 anos, filma paradas e desfiles de tropas, mas também os que, antecipando a catástrofe, arrumam as malas e decidem partir.

Regressado aos Estados Unidos, Vanderbilt monta as imagens que traz – umas feitas na Alemanha, mergulhado em locais públicos e mostrando nazis a maltratar judeus ou a queimar os seus livros e a saquear lojas, outras resultando de entrevistas ou de uma ida à Áustria, onde regista motins durante cerimónias militares – num tempo recorde.

O seu filme, Hitler’s Reign of Terror, próximo de um registo documental a preto e branco com pouco mais de uma hora a que não falta sequer uma entrevista encenada que junta Vanderbilt e o ditador, estreia em Abril de 1934 num cinema da Broadway, em Nova Iorque, segundo a Agência France Presse (AFP). A carreira da longa-metragem é curta, graças à intervenção do embaixador da Alemanha em Washington e a americanos influentes que temiam ver afectadas as relações económicas com Berlim.

O desconforto era natural já que o filme chegava à conclusão, explica a AFP, de que a Alemanha de Hitler era uma ameaça à paz mundial. Vanderbilt não se enganou.

É este Hitler’s Reign of Terror, que até aqui se julgava perdido e que foi redescoberto há dois anos na cinemateca de Bruxelas, que será exibido a 26 de Outubro, no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque, depois de ter sido sujeito a um processo de restauro.

“O interesse deste filme não é cinematográfico – ele é mal montado e mal filmado -, mas histórico”, disse à AFP Bruno Mestdagh, da cinemateca belga, onde o filme foi identificado numa velha caixa de película, lembrando que Vanderbilt diz ter sido o único jornalista americano a entrevistar Hitler no dia da vitória eleitoral, algo que nunca foi provado.

O que é facto é que o jornalista encena no filme uma entrevista em que pergunta ao seu falso-Hitler, entre outras coisas, quais são os seus planos para os judeus. Foi esta e outras “invenções” que levaram Mordaut Hall, então um dos mais respeitados críticos de cinema do diário The New York Times, a tecer duras críticas a Hitler’s Reign of Terror pouco depois da estreia, escrevendo que não era longa-metragem que merecesse o jornalista ter arriscado a liberdade e até a própria vida para fazer sair o material filmado da Alemanha.

Apesar de tudo, disse Mestdagh à agência de notícias Reuters, o filme foi um sucesso à data da estreia, embora a pressão diplomática germânica obrigasse depois à sua revisão, estreando noutras cidades mas sem entusiasmar audiências. Por causa da censura mudou até de título, passando convenientemente a Hitler Reigns.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

Sugerir correcção
Comentar