TVI aposta em trama rural para recuperar liderança do horário nobre

Belmonte, Adaptação do formato chileno Hijos del Monte, estreia no próximo domingo, 22 de Setembro.

Foto

Depois da estreia histórica da nova telenovela da SIC, Sol de Inverno, que registou a melhor estreia da estação de Carnaxide em 12 anos, com mais de um milhão e 800 mil espectadores e 37,9% de share, a TVI prepara-se para combater o programa protagonizado por Rita Blanco e Maria João Luís com uma adaptação. Belmonte é a nova telenovela da TVI e é baseada num original chileno, Hijos del Monte.

"O espectador é que acabará por decidir o produto que quer ver. Os dois possuem muita qualidade, e o facto de Belmonte ser a adaptação de um formato estrangeiro acaba por nos dar mais segurança, uma vez que é sinal de que a história original tem resultado lá fora", declarou Tomás Alves, actor português que se estreia na TVI com Belmonte, depois de passar pela Sic com Rosa Fogo e pela RTP em Bem-vindos a Beirais

Belmonte foca-se na história de cinco irmãos adoptados que pertencem a uma das famílias mais poderosas do concelho de Estremoz, no Alentejo. A família Belmonte é detentora de empresas no ramo da Vinicultura, Azeites, Exploração de Mármore, Turismo Cinegético e Investimentos Financeiros e Imobiliários. António Capelo dá vida ao patriarca do clã, Emílio Belmonte, que possui uma segunda família no Brasil, segredo que sempre escondeu dos seus filhos. Emílio perde a vida numa emboscada, o que leva a sua mulher no Brasil, Sofia Caneira (Manuela Couto) e a filha Paula Belmonte (Graziella Schmitt), a viajarem para Portugal com o objectivo de reclamarem parte da herança. Porém, a revelação de que Emílio possuía uma família secreta não é bem recebida pelos irmãos Belmonte, o que originará um embate que será o principal motor da trama. 

À semelhança de outras produções da TVI, como Remédio Santo, cujas gravações de exteriores tinham lugar entre Viseu e a Aldeia do Mundão, ou Deixa que te Leve, telenovela que foi filmada na Serra do Gerês e em Arcos de Valdevez, a estação de Queluz de Baixo voltou a seleccionar uma cidade rural como um dos principais palcos das suas histórias, e a cidade alentejana de Estremoz foi a escolhida.   

"É uma história com uma qualidade óptima, cuja adaptação esteve a cargo do talentoso Artur Ribeiro", revelou a actriz Manuela Couto ao PÚBLICO. "A possibilidade de gravarmos numa paisagem rural acaba por ser um factor positivo, uma vez que torna a trama mais apelativa junto do público". Também a artista Sara Prata, que interpreta a hippie Íris, realçou as gravações em Estremoz com uma mais valia para a história: "É sempre bom pudermos sair de Lisboa e Estremoz é uma cidade que tem muito para oferecer e mostrar". 

"Esta novela, embora seja uma adaptação, acaba por ser um original. A trama está de tal forma adaptada à nossa realidade que as pessoas vão encontrar aqui um produto completamente novo", afirmou Sílvia Rizzo, um dos membros do elenco, ao PÚBLICO. "Um dos principais objectivos de qualquer actor é que o nosso trabalho seja visto por um número elevado de pessoas, e esta telenovela reúne as condições necessárias para tal", constatou a actriz Luísa Cruz, que desempenha o papel da sargento Susana, ao PÚBLICO.



Sugerir correcção
Comentar