Merkel mãos-de-diamante é o novo sucesso da Internet

O blogue Merkel-Raute pega no gigantesco cartaz com a imagem de marca da chanceler alemã e transforma-o numa parada de estrelas. Deste e de outros mundos.

Foto
O cartaz foi colocado ao lado da maior estação ferroviária de Berlim JOHANNES EISELE/AFP

Para além dos vestidos monocromáticos e das manifestações de exuberância em jogos da selecção de futebol da Alemanha, a chanceler Angela Merkel é também conhecida pela posição em que coloca as mãos quando tem de falar em público: unidas, em frente ao estômago, num gesto que faz lembrar um diamante. Tem nome e até entrada na Wikipédia: Merkel-Raute, ou Merkel diamante.

Uma imagem de marca que Merkel e o seu partido tentaram capitalizar para as eleições de 22 de Setembro, com a instalação de um gigantesco cartaz na principal estação ferroviária de Berlim.

O cartaz – com 70 metros de largura e 20 metros de altura – é composto por 2150 pequenas fotografias de apoiantes da União Democrata Cristã, que, todas juntas, formam o característico gesto de Angela Merkel. Ao lado, letras brancas num fundo cor de laranja reforçam a ideia que o partido quer passar: “O futuro da Alemanha em boas mãos.”

A dimensão do cartaz das mãos de Merkel não passa despercebida a ninguém, principalmente numa época em que quase todos os gestos e palavras de políticos rapidamente se transformam em memes da Internet. E não podia ser diferente com o diamante de Merkel, que já teve direito a uma dedicatória na plataforma de blogues Tumblr.

São figuras de todas as formas e feitios que surgem para completar o que falta ao cartaz. Tudo o que fica acima das mãos de Angela Merkel. Há um sapo, uma boneca Barbie, o Incrível Hulk, Alfred Hitchcock, o dedo do meio estendido do rival de Merkel, Peer Steinbrück, e até o Eduardo de Tim Burton, transformado em Mãos-de-Merkel.

Até esta quarta-feira foram publicadas 143 montagens, que dão ainda mais cor a uma campanha que já tem a sua dose de polémica.

Sugerir correcção
Comentar