Catarina Ferreira recriou peça de Joana Vasconcelos para a Fashion and Design Week

A Fábrica de Santo Thyrso vai receber um vestido de três metros, uma de várias criações inspiradas no trabalho de Joana Vasconcelos. S, M, L, XL — Fashion and Design Week acontece até 20 de Setembro, em Santo Tirso

O vestido que Catarina apresenta na Fábrica Santo Thyrso tem três metros de altura e vai estar suspenso DR
Fotogaleria
O vestido que Catarina apresenta na Fábrica Santo Thyrso tem três metros de altura e vai estar suspenso DR
DR
Fotogaleria
DR
A criação de Catarina vai ser usada por uma modelo que vai passear pela Fábrica Santo Thyrso em andasLuís Octávio Costa
Fotogaleria
A criação de Catarina vai ser usada por uma modelo que vai passear pela Fábrica Santo Thyrso em andasLuís Octávio Costa

Um vestido com três metros de altura, feito de flores artificiais e usado por uma modelo com andas é a peça que Catarina Ferreira vai levar à Fábrica de Santo Thyrso a 20 de Setembro, no âmbito da S, M, L, XL — Fashion and Design Week. É um conceito que faz lembrar as criações de Joana Vasconcelos e isso não é uma coincidência.

A peça é o projecto final do primeiro ano do mestrado em Design de Moda que a jovem está a terminar na Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos e quer ser uma “celebração da excelência do design nacional”. Nasceu de um desafio lançado a todos os alunos daquele mestrado por Helena Cordeiro e Dino Alves. “Foi-nos pedido para seleccionar uma obra da Joana Vasconcelos da nossa preferência, para recontextualizá-la e aplicá-la ao mundo da moda”, explica Catarina, por e-mail, ao P3.

A designer de 27 anos escolheu o Jardim do Éden (2007, Joana Vasconcelos) e criou um vestido “que é simultaneamente uma instalação trabalhada numa escala macro e construída com flores artificiais micro”, apoiado numa base circular com oito metros, descreve. A partir das flores artificiais, “um elemento bem característico da identidade portuguesa (casa com jarros de flores — artificiais também — é uma casa portuguesa)”, Catarina quis abordar o “imaginário das festas populares de Norte a Sul do país” através da forma em cúpula do vestido, que remete para os “gigantones”.

Enquanto mestranda da ESAD, Catarina Ferreira vai estar na S, M, L, XL — Fashion and Design Week, em Santo Tirso. Até 20 de Setembro, a Fábrica de Santo Thyrso, a propósito da abertura da Incubadora de Moda e Design, recebe desfiles de criações de jovens designers, exposições, workshops e conversas com criadores, entre outras actividades. Para as 22h00 do último dia está ainda agendado um desfile com música ao vivo, com a participação de We Trust e da Orquestra ARTAVE e coordenação de Maria Gambina.

Catarina já participou em vários concursos e eventos de moda nacionais e internacionais: Moda Lisboa, London Fashion Week, Mittelmoda Itália e Modtissimo são apenas alguns. A 11 de Outubro, a jovem vai estar novamente na Moda Lisboa para o regresso da plataforma Sangue Novo, onde novos designers nacionais têm a oportunidade de apresentar as suas criações.

Esta vai ser a primeira vez de Catarina “no formato passarela”, com a colecção Motion SS’14, “feminina, cool e urbana”, descreve ao P3. “Criando um novo paralelismo entre o estático e o movimento, esta colecção é funcional, esteticamente planeada, apresentando em simultâneo uma nova perspectiva sobre o dinamismo”, remata.

Sugerir correcção
Comentar