Fotogaleria
O vestido que Catarina apresenta na Fábrica Santo Thyrso tem três metros de altura e vai estar suspenso DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
A criação de Catarina vai ser usada por uma modelo que vai passear pela Fábrica Santo Thyrso em andasLuís Octávio Costa

Catarina Ferreira recriou peça de Joana Vasconcelos para a Fashion and Design Week

A Fábrica de Santo Thyrso vai receber um vestido de três metros, uma de várias criações inspiradas no trabalho de Joana Vasconcelos. S, M, L, XL — Fashion and Design Week acontece até 20 de Setembro, em Santo Tirso

Um vestido com três metros de altura, feito de flores artificiais e usado por uma modelo com andas é a peça que Catarina Ferreira vai levar à Fábrica de Santo Thyrso a 20 de Setembro, no âmbito da S, M, L, XL — Fashion and Design Week. É um conceito que faz lembrar as criações de Joana Vasconcelos e isso não é uma coincidência.

A peça é o projecto final do primeiro ano do mestrado em Design de Moda que a jovem está a terminar na Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos e quer ser uma “celebração da excelência do design nacional”. Nasceu de um desafio lançado a todos os alunos daquele mestrado por Helena Cordeiro e Dino Alves. “Foi-nos pedido para seleccionar uma obra da Joana Vasconcelos da nossa preferência, para recontextualizá-la e aplicá-la ao mundo da moda”, explica Catarina, por e-mail, ao P3.

A designer de 27 anos escolheu o Jardim do Éden (2007, Joana Vasconcelos) e criou um vestido “que é simultaneamente uma instalação trabalhada numa escala macro e construída com flores artificiais micro”, apoiado numa base circular com oito metros, descreve. A partir das flores artificiais, “um elemento bem característico da identidade portuguesa (casa com jarros de flores — artificiais também — é uma casa portuguesa)”, Catarina quis abordar o “imaginário das festas populares de Norte a Sul do país” através da forma em cúpula do vestido, que remete para os “gigantones”.

Enquanto mestranda da ESAD, Catarina Ferreira vai estar na S, M, L, XL — Fashion and Design Week, em Santo Tirso. Até 20 de Setembro, a Fábrica de Santo Thyrso, a propósito da abertura da Incubadora de Moda e Design, recebe desfiles de criações de jovens designers, exposições, workshops e conversas com criadores, entre outras actividades. Para as 22h00 do último dia está ainda agendado um desfile com música ao vivo, com a participação de We Trust e da Orquestra ARTAVE e coordenação de Maria Gambina.

Catarina já participou em vários concursos e eventos de moda nacionais e internacionais: Moda Lisboa, London Fashion Week, Mittelmoda Itália e Modtissimo são apenas alguns. A 11 de Outubro, a jovem vai estar novamente na Moda Lisboa para o regresso da plataforma Sangue Novo, onde novos designers nacionais têm a oportunidade de apresentar as suas criações.

Esta vai ser a primeira vez de Catarina “no formato passarela”, com a colecção Motion SS’14, “feminina, cool e urbana”, descreve ao P3. “Criando um novo paralelismo entre o estático e o movimento, esta colecção é funcional, esteticamente planeada, apresentando em simultâneo uma nova perspectiva sobre o dinamismo”, remata.

Sugerir correcção