Durão Barroso diz que já “há luz ao fundo do túnel” para a Grécia

Foto
"Penso que preciso, pelo menos mereço, uma pausa da política e estou muito feliz”, disse Durão Barroso. Reuters

O presidente da Comissão Europeia disse esta terça-feira em Bruxelas, após um encontro com o primeiro-ministro grego, que já “há luz ao fundo do túnel” para a Grécia, como o demonstram os mais recentes dados económicos, que considerou “encorajadores”.

Também o primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, considerou que a Grécia está a “reverter a tendência” e que “os esforços do povo grego estão a produzir resultados tangíveis”, exortando por isso os seus “aliados” da zona euro a actuarem em conformidade, apoiando Atenas nos seus esforços de reformas e consolidação das contas públicas para o regresso ao crescimento e emprego.

Numa conferência de imprensa conjunta com Samaras após uma reunião dedicada a discutir a futura presidência grega da União Europeia (no primeiro semestre de 2014), assim como os desenvolvimentos na economia grega e na implementação do programa de ajustamento, Durão Barroso saudou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na Grécia e que, na sua opinião, “já está a dar resultados positivos”, contrariando os vaticínios dos “catastrofistas”.

“Sei que os cidadãos gregos estão a viver em circunstâncias extremamente difíceis, mas acredito que agora podemos dizer que há luz ao fundo do túnel”, declarou o presidente do executivo comunitário, apontando que se espera “um regresso gradual ao crescimento em 2014, após seis anos de recessão”, os juros caíram desde o seu pico em Junho de 2012, o sentimento económico melhorou, o défice tem vindo a ser reduzido, e a dívida vai começar a cair no próximo ano.

“Todos estes são sinais encorajadores, quando se pensa nas dúvidas que foram expressas há algum tempo”, afirmou, referindo que, “há um ano, os catastrofistas diziam que a Grécia teria de sair do euro”, mas, graças à determinação das autoridades e do povo grego, não só esses prognósticos se revelaram errados, como há mesmo “melhores sinais para o futuro”.

Durão Barroso enfatizou todavia que não é altura de diminuir os esforços, “mas sim de arregaçar as mangas”, pois é necessário prosseguir a consolidação orçamental, a implementação do programa de ajustamento e acelerar as reformas estruturais, e disse que o primeiro-ministro grego lhe reiterou, “uma vez mais”, o claro compromisso do Governo de Atenas nesse sentido.

Também Samaras afirmou que a Grécia voltou ao “caminho certo”, dando como exemplo o facto de, pela primeira vez, as previsões económicas a meio do ano terem sido revistas em alta, e asseverou que a Grécia continua empenhada em cumprir todos os objectivos com os seus parceiros.

Nesse sentido, disse, se houver necessidade de um (muito antecipado) apoio suplementar, no final do actual segundo resgate, o mesmo “deve respeitar” a deliberação do Eurogrupo de Novembro passado, pois, ao honrar os seus compromissos, a Grécia “merece a ajuda dos seus aliados”, e defendeu que não serão necessárias mais medidas de austeridade, mas apenas intensificar “reformas estruturais com impacto positivo a nível orçamental”.

Questionado sobre o mesmo assunto – a eventual necessidade de um terceiro programa de assistência a Atenas –, Durão Barroso disse não querer alimentar “especulação” nem tão-pouco antecipar-se às conclusões da missão da troika actualmente em curso, salientando antes que, acima de tudo, “não é altura de pôr em questão os resultados alcançados”, até porque um elemento-chave para que a Grécia e outros países sob programa voltem ao crescimento é a confiança.

“Vimos em diferentes países que, quando há dúvidas sobre a determinação na implementação do programa, imediatamente há consequências em termos de confiança dos mercados e investidores. Pelo contrário, quando há sinais e acções concretas, os mesmos são recompensados”, salientou.
 
 

Sugerir correcção
Comentar