Tribunal Constitucional rejeita candidatura do Movimento Valentim Loureiro em Gondomar

Conselheiros mantiveram decisão do Tribunal de Gondomar que, em Agosto, apontou falhas ao processo de recolha das assinaturas.

Foto
Lista Gondomar no Coração propunha a passagem de Valentim Loureiro para a liderança da Assembleia Municipal e candidatava Fernando Paulo à presidência da Câmara Paulo Ricca/Arquivo

O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou a candidatura do Movimento Independente “Valentim Loureiro - Gondomar no Coração”, confirmou nesta segunda-feira à Lusa fonte da candidatura.

O Tribunal Constitucional mantém, deste modo, a decisão do Tribunal de Gondomar, que em Agosto rejeitou a candidatura do movimento independente devido a alegadas falhas no processo de recolha de assinaturas, dando razão a exposições apresentadas por Marco Martins (candidato do PS) e pela coligação PSD/CDS.

Em 27 de Agosto, ao ser conhecida a decisão do Tribunal de Gondomar, a candidatura de Fernando Paulo afirmou, em comunicado, que os recursos de PS e PSD/CDS visavam “a eliminação na secretaria” do movimento, “actualmente no poder e líder na intenção de voto, na única sondagem até agora publicada”.

A candidatura independente Valentim Loureiro Gondomar no Coração explicou então que procedeu, neste acto eleitoral, “exatamente da mesma forma e com folhas de propositura (assinaturas) em tudo idênticas às de actos eleitorais anteriores (em que a lei era a mesma e em que foram aceites sem qualquer problema no mesmo tribunal). Procedeu também de forma semelhante à de outras candidaturas independentes e aceites sem problemas noutros concelhos, já este ano”.

“Face a uma lei que apresenta lacunas e deficiências conhecidas e dificulta a apresentação de candidaturas independentes, levantando dúvidas por todos conhecidas e debatidas há anos por todo o país, lamenta-se que os partidos políticos, em lugar de a corrigir na Assembleia da República, procurem usá-la para, de forma artificial e anti-democrática, derrotar os seus adversários na ‘secretaria’”, acrescentava o comunicado.

A lei de limitação de mandatos impediu Valentim Loureiro de se recandidatar à Câmara de Gondomar, pelo que o seu movimento independente propôs uma lista liderada por Fernando Paulo. Em Gondomar concorrem Ana Paula Canotilho (BE), Joaquim Barbosa (CDU), Marco Martins (PS) e Maria João Marinho (PSD/CDS). 
 
 

Sugerir correcção
Comentar