Do TGV às florestas, Hollande aponta o caminho da “nova França industrial”

Plano para a actividade industrial quer criar 475 mil postos de trabalho em dez anos. Não é um regresso aos anos 1960, é uma estratégia de avanço tecnológico, diz o Presidente francês.

Foto
Hollande, no Eliseu, com um robô humanóide, um exemplo da estratégia industrial que apresentou Charles Platiau/AFP

Transportes, sector automóvel, energias renováveis, robótica, indústria têxtil, biotecnologia, equipamento hospitalar, aeronáutica, química ambiental, indústrias de madeira, sector agro-alimentar, infra-estruturas de telecomunicações. O programa é vasto e contempla, ao todo, 34 áreas de intervenção onde o Governo francês quer focar a estratégia de industrialização nos próximos anos.

Em três décadas, França perdeu dois milhões de empregos industriais. Nos próximos dez anos, o objectivo é criar 475 mil postos de trabalho em áreas estratégias, definidas numa Nova França industrial, o programa de acção que o Presidente François Hollande apresentou nesta quinta-feira, no Palácio do Eliseu, em Paris.

Os domínios-chave estão identificados e vão de áreas tão distintas quanto potencialmente complementares: do fabrico de comboios de alta velocidade (TGV) à produção de carros eléctricos, veículos automáticos, “navios ecológicos”, satélites, “fábricas do futuro”, equipamento para a renovação térmica de edifícios, passando pela exploração da floresta e pela aposta na indústria da madeira para edifícios.

O plano de acção parte de estudos da direcção-geral de competitividade e da consultora norte-americana McKinsey, com orientações gerais sobre cada área. São situados mercados externos com potencial de crescimento, identificados sectores onde França já está bem colocada e definidas áreas onde o Governo considera que há possibilidade de o país “ocupar um papel relevante” se aí fizer investimento académico e tecnológico.

No caso da indústria da madeira, por exemplo, é feito o diagnóstico e proposta uma orientação para as empresas que já estão no sector: “Exportamos a madeira que sai das nossas florestas e importamos produtos finos de alto valor acrescentado. Resultado: um défice de 6000 milhões de euros por ano na balança comercial. As empresas do sector, maioritariamente PME e empresas muito pequenas familiares devem organizar-se, investir e inovar”.

Quanto ao TGV, as orientações são mais concretas e têm em conta projectos que já estão em marcha. Para não perder terreno face à “concorrência de novos actores” e ganhar compradores de equipamentos ferroviários para o Brasil e países da Ásia e do Médio Oriente, é sugerido que França aposte no “TGV do futuro” com a empresa Alstom, “reconhecida líder mundial da grande velocidade”.

Não é um regresso ao passado, esclareceu o Presidente francês, na apresentação do plano no Eliseu. Longe da estratégia dos anos 1960, “onde o Estado era o prescritor, o produtor e o cliente”, disse, o Estado intervirá, sim, mas através de legislação, incentivos fiscais ou financiamento público. “França tem de relançar a sua produção, propor novos objectos, utilizando os últimos avanços tecnológicos, os últimos equipamentos, as últimas máquinas, as últimas propostas de criação industrial”, disse François Hollande, citado pela AFP.
 
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar