Turma de 45 alunos de Moimenta da Beira vai ser desdobrada a Matemática

Cópia da relação de alunos foi replicada centenas de vezes no Facebook, mas director do agrupamento garante que não se trata de um exemplo de excesso de alunos.

Foto
DR

O director do Agrupamento de escolas de Moimenta da Beira, Alcides Sarmento, esclareceu nesta quarta-feira que a cópia da relação de alunos da turma A do 12º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, que está circular na Internet, tem, de facto, 45 alunos inscritos (44 dos quais a Matemática), mas será desdobrada em dois grupos naquela disciplina, cada um deles com um professor.

“As pessoas andam alarmadas, compreendo a preocupação. Mas naturalmente não passou pela cabeça de ninguém pôr um professor a dar aulas de Matemática a 44 alunos – todos os inscritos à disciplina, nessa turma”, disse Alcides Sarmento, quando contactado pelo PÚBLICO.

A relação de alunos, publicada originalmente num blogue sobre Educação,O Blog de Ar Lindo, foi de imediato partilhada no Facebook por centenas de pessoas, com comentários indignados.

Segundo Alcides Sarmento, a turma é constituída por 29 alunos aos quais a direcção decidiu juntar todos os estudantes que ficaram retidos no 12º ano a Matemática. “Não fazia sentido abrir uma turma para uma única disciplina, pelo que a solução foi colocá-los na turma A e fazer o desdobramento a Matemática. Na prática, estarão 22 alunos com cada professor”, explicou.

A todas as outras disciplinas estão inscritos menos do que 30 alunos, o número máximo de estudantes. Como se pode ver na pauta, adiantou o director, a Português estão inscritos 28 alunos, a Educação Física 27, a Física dez, a Biologia 20 e a Psicologia 27." NI", na pauta, significa "não inscrito", explicou Alcides Sarmento, que adiantou que esta solução para integrar os alunos retidos a Matemática foi validada pelo Ministério da Educação e Ciência.

Sugerir correcção
Comentar