Jin Yang vive numa casa com seis mil Barbies

Jovem de Singapura tem seis mil Barbies e mais três mil outras bonecas, numa colecção que começou quando tinha 13 anos. Nos últimos 20 anos já gastou, pelo menos, 296 mil euros

Foto
Reuters

Tudo começou aos 13 anos quando Jian Yang, um jovem de Singapura, comprou a sua primeira Barbie. A boneca com o fato de ginástica azul turquesa conquistou-o e hoje, aos 33 anos, o homem tem mais de seis mil Barbies, além de outras três mil bonecas que ocupam a maior parte do espaço do seu apartamento.

Quem vê a sua casa pintada de branco, com uma escadaria cinzenta, não desconfia que no seu interior, a sala está pintada de cor-de-rosa e cheia de enormes armários onde há milhares de bonecas que espreitam. Há bonecas e mais bonecas, algumas ainda nas caixas, em roupeiros noutras divisões da casa.

Se alguém o conhecesse fora do ambiente da sua casa jamais acreditaria que ele é um coleccionador de bonecas, declara. Como director de estratégia da Omicom Media Group, uma multinacional ligada à publicidade, marketing e comunicação, tem um interesse especial por brinquedos e tendências de consumo.

Foto
Reuters

"Antes de conhecer as normas sociais, quando era uma criança gostava de ver a Barbie na televisão e foi-me permitido ter uma", explica à Reuters. E o seu interesse de infância tornou-se uma obsessão, confessa. À medida que foi crescendo e ganhando a sua independência económica foi investindo na compra de bonecas.

Jian Yang confessa que, apesar de ter o apoio da família e dos amigos, também tem ex-namoradas que se revelaram muito inseguras relativamente à sua obsessão. "Elas olham para as bonecas e pensam: 'OK, está é a minha competição'. O que é horrível, mas é a realidade", revela.

Nos últimos 20 anos, o coleccionador já gastou, pelo menos, 296 mil euros na compra de bonecas. Além das Barbies, colecciona Bratz Girls, Monster High e Jem and the Holograms. Há também um Osama bin Laden, um Saddam Hussein; assim como uma Jackie Onassis e uma Diana. Espalhados pelos armários podem ainda encontrar-se bonecos que representam Elvis Presley, Sean Connery no papel de James Bond, além de personagens dos filmes Harry Potter e Star Trek.

A sua Barbie mais antiga é dos anos de 1960, enverga um uniforme de enfermeira; mas as de que gosta mais são as que usam fatos tradicionais de diferentes países, além das que homenageam artistas como Grace Kelly, Barbra Streisand, Carol Burnett ou Elizabeth Taylor. A Barbie mais rara é uma que foi comprada por um amigo em Hong Kong na loja da marca Comme des Garçons.

A sua profissão permite-lhe viajar, altura em que aproveita para aumentar a sua colecção. Na última viagem a Nova Iorque comprou 65 bonecas. Jian Yang prepara-se para voltar no próximo mês aos EUA com o objectivo de ir às compras. A colecção é ainda alimentada por bonecas que lhe são oferecidas, além de as comprar online ou em leilões.

Prevê abrandar o ritmo? Não. Entretanto, se a casa se tornar pequena compra a do lado, declara.

Sugerir correcção
Comentar