PS exige acesso aos autos de destruição dos papéis sobre swaps eliminados pela IGF

Auditoria ao organismo público concluiu que foram destruídos documentos essenciais para avaliar fiscalização dos swaps.

Foto
Ana Catarina Mendes, com Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda Daniel Rocha

O PS anunciou nesta quarta-feira, durante a audição no Parlamento ao ex-presidente da Metro de Lisboa/Carris, que vai exigir o acesso aos autos de destruição dos papéis de trabalho eliminados pela Inspecção-Geral de Finanças (IGF).

A deputada socialista Ana Catarina Mendes afirmou que o requerimento será entregue “ainda esta tarde”, de modo a obrigar o organismo a mostrar os autos que deveriam ter sido enviados à Direcção-Geral dos Arquivos como notificação da destruição, de acordo com as regras previstas pela portaria nº 525/2002.

Tal como o PÚBLICO avançou, a destruição destes papéis de trabalho foi revelada numa auditoria interna à IGF, que a actual ministra das Finanças solicitou no final de Maio. Nesse documento, a IGF referia que se “mostrou necessário” consultar esses papéis, mas que parte deles tinham sido eliminados: mais concretamente, os relativos aos relatórios de fiscalização da Metro de Lisboa, Metro do Porto, REFER e TAP produzidos em 2008.

Essa consulta era importante para analisar que procedimentos foram tomados pelos inspectores da IGF no controlo financeiro das empresas públicas, nomeadamente no que diz respeito à subscrição de swaps. Sobraram apenas os papéis de trabalho da Carris e CP.

A destruição dos documentos era justificada, na auditoria, com a portaria n. 525/2002, sendo que uma subinspectora-geral da IGF afirmava que tinham sido seguidas as regras de eliminação previstas na lei. No entanto, o que a portaria estabelece é que quaisquer documentos relacionais com o Sector Empresarial do Estado devem ter uma vida activa de três anos e uma vida semiactiva de 17, em que são mantidos em arquivo intermédio. Neste caso, foram destruídos logo ao final de três. A portaria prevê ainda que a Direcção-Geral de Arquivos seja sempre notificada, através de autos de eliminação, quando forem destruídos documentos.

O Ministério das Finanças, que tem vindo a ser questionado pelo PÚBLICO sobre este tema nas últimas semanas mas nunca respondeu, emitiu um comunicado a 23 de Agosto, em que justificava a destruição destes papéis com “práticas internas” da IGF, afirmando que a portaria n. 525/2002 não era aplicável nestes casos. Um argumento que é contestado por uma técnica da Direcção-Geral de Arquivos.

A IGF tem, de facto, um manual de normas internas, mas que não estabelece que a eliminação seja feita após três anos. Remete, aliás, para a legislação em vigor, fazendo uma remissão específica para a portaria n.º 525/2002.
 
 

Sugerir correcção
Comentar