Sucesso lá fora sem sair de Portugal

Azevedo’s Reviews é um blogue de um português, mas escrito em inglês, que está a obter um sucesso significativo em vários países

Foto
DR

Após terminar a sua licenciatura em Ciências da Comunicação: jornalismo, televisão e "marketing", Luís Azevedo apercebeu-se de que já não lia notícias, já não via televisão e evitava cada vez mais a publicidade e o "marketing". O fascínio pelas áreas relacionadas com a sua licenciatura começava a desaparecer, enquanto o seu interesse por filmes, livros e comédia não parava de aumentar — o que acabou por culminar na criação do projecto Azevedo’s Reviews.

O seu objectivo era escrever sobre cinema, principalmente, mas também sobre literatura e televisão — cultura, no geral. O projecto começou em Janeiro de 2012, mas, só no início deste Verão, com o final de curso e a perspectiva de desemprego que este deixava adivinhar, é que voltou a dedicar-se à escrita, desta vez em força. Desde então começou a dedicar-se a tempo inteiro à escrita e à divulgação do blogue, através das várias redes sociais.

O blogue é escrito em inglês, opção que justifica pela “vontade de praticar a escrita nesta língua e pela possibilidade de alcançar um maior público”. Nos seus artigos são abordados temas tão diversos como uma entrevista do famoso crítico francês dos anos cinquenta André Bazin a Orson Welles e a paixão que ainda nutre pelo Harry Potter. Num dos artigos chega a dar a sua opinião sobre o aborto e a fazer uma defesa apaixonada do canibalismo, sempre com humor e filmes e livros como pano de fundo.

O sucesso que o blogue tem vindo a alcançar não deixa de o surpreender. No blogue, o crescimento foi significativo: as visualizações do primeiro ano quedaram-se abaixo das 11 mil visualizações, mas, neste último mês de Agosto, chagaram quase às 150 mil visualizações no total. Na página do Facebook — muito graças à ajuda de outras páginas como a Movie Quotes, Somnium, Filmsinopsis, Thesis, Art, Legends — conseguiu alcançar um público cada vez mais alargado. A página já conta com cerca de 2000 fãs, 1800 dos quais se juntaram nos últimos três meses, com fãs provenientes da Roménia, dos Estados Unidos da América, da Índia, da Grécia, da Sérvia, do Paquistão, da Croácia, do Brasil e do Reino Unido, um reflexo do sucesso que este blogue tem alcançado dentro e fora de Portugal.

Sugerir correcção
Comentar