Pixies lançam EP-1 com novas músicas dois meses antes de concerto em Lisboa

Sem aviso prévio, o grupo de Boston, já sem Kim Deal, lançou online e em vinil quatro novos temas e um vídeo

Foto
Joey Santiago (ao fundo) e Frank Black em Paredes de Coura em 2005 PAULO PIMENTA

Dois meses antes de se apresentarem pela quinta vez em Portugal, já sem a baixista e fundadora Kim Deal, os Pixies têm um novo EP e um novo vídeo. Já este Verão tinham lançado a sua primeira música nova em nove anos, Bagboy. Agora Black Francis, Joey Santiago e David Lovering, sem Deal, mostram EP1 e o vídeo para a canção Indie Cindy.

O registo é composto por quatro temas: Andro queen, Another toe in the ocean, What goes boom e Indie Cindy, cujo vídeo foi lançado em simultâneo. A voz é a de Black Francis/Frank Black, como na maioria das composições dos Pixies, e o riff e a afinação da guitarra de Santiago são marcas do som da banda que agora regressam.

EP-1 está disponível para compra no site oficial da banda, tanto em formato para download como numa edição limitada em vinil. Foi produzido por Gil Norton, que já tinha colaborado com os Pixies num dos álbuns mais importantes do grupo de Boston, Doolittle (1989), mas também em Bossanova (1990) e no derradeiro ábum de originais Trompe Le Monde (1991).

As canções de EP-1 correspondem ao primeiro material da banda norte-americana desde que, em Junho, foi revelada Bagboy, a sua primeira canção em nove anos. Foi também a primeira a chegar ao público depois do anúncio da saída da baixista e vocalista Kim Deal. Para já, será Kim Shattuck, dos The Muffs e The Pandoras, a ocupar o seu lugar em digressão, mas não se sabe ainda se ficará como elemento permanente do grupo.

A vinda dos Pixies a Lisboa a 9 de Novembro é o regresso à sala que os viu estrear-se em Portugal em 1991 - o Coliseu dos Recreios, em Lisboa - com um concerto muito elogiado de uma banda que se separaria três anos depois. Só voltariam, recém-reunidos e ainda em fase de rodagem do seu repertório histórico, em 2004, para uma enchente no festival Super Bock Super Rock, também em Lisboa. Um concerto no Festival de Paredes de Coura em 2005 e, em 2006, uma passagem por um Pavilhão Atlântico só aberto até meio, foram as actuações mais recentes do grupo em Portugal.

EP-1 foi gravado no País de Gales, nos Rockfield Studios, já sem Kim Deal. A baixista e compositora anunciou a sua saída do grupo sem apresentar motivos. Os Pixies remanescentes reagiram com tristeza. "Iremos sempre considerá-la um membro dos Pixies, e o seu lugar estará sempre disponível para ela." Kim Deal encontra-se novamente com a sua banda The Breeders, numa digressão em que celebra os 20 anos do álbum Last Splash e que passou pela edição deste ano do festival Optimus Primavera Sound no Porto.

Antes de Bagboy, os Pixies, uma das bandas mais conceituadas do indie rock do final dos anos 1980 e início da década de 1990, tinham lançado no iTunes em 2004 Bam Thwok, composta e cantada por Kim Deal, que foi um sucesso de vendas online.
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar