Nenhuma autarquia aderiu ao programa de rescisões amigáveis

O programa de rescisões por mútuo acordo lançado pelo Governo, e que agora se inicia, previa a sua aplicação pelas autarquias, mas nem uma aderiu

Foto

As rescisões por mútuo acordo no Estado vão ficar, pelo menos para já, restritas à administração central, uma vez que nenhuma das três centenas de autarquias optou por aderir ao programa que arrancou no domingo formalmente no terreno.

A portaria (n.º221-A/2013 de 8 de Julho) previa que o programa de rescisões amigáveis, destinado a diminuir o número de trabalhadores públicos no âmbito dos cortes negociados com a troika, pudesse ser aplicado "no âmbito das autarquias locais que a este resolvam aderir".

No entanto, segundo afirmou ao PÚBLICO o secretário de Estado da Função Pública, Hélder Rosalino, "não houve ainda nenhum pedido formal de adesão de qualquer autarquia, pelo que o programa não está ainda em condições de ser aplicado à administração local nos moldes em que decorrerá para a administração central". A mesma informação foi avançada pelo vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Rui Solheiro, que afirmou não ter conhecimento de nenhuma adesão.

Uma explicação possível para a total ausência das autarquias é o facto de o programa, que dura até ao final de Novembro, arrancar no mesmo mês em que decorrem as eleições autárquicas, marcadas para dia 29.

Ler mais na edição impressa ou na edição online exclusiva para assinantes
 

Sugerir correcção
Comentar