Num derby de estreantes, foi Markovic quem brilhou mais alto

Fredy Montero abriu o marcador para o Sporting e somou o quinto golo em três jogos na I Liga, mas o sérvio do Benfica arrancou sozinho o empate na segunda metade. Ninguém mereceu perder.

Fotogaleria
Francisco Leong
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Num derby emocionante até ao último suspiro, foram os estreantes deste grande clássico do futebol nacional que mais se destacaram. O colombiano Fredy Montero continua sintonizado com o golo (vai no quinto em três partidas) e abriu o marcador no primeiro tempo para o Sporting, mas foi o sérvio Markovic quem contribuiu mais para o espectáculo, com um grande golo na segunda metade que empatou o jogo para o Benfica. A derrota seria injusta para qualquer uma das equipas.

Ninguém terá ficado desiludido com o primeiro grande jogo da temporada. Numa partida intensa, com incerteza no resultado até ao último instante, cada um dos conjuntos em confronto aproveitou a sua melhor fase para marcar. Os “leões” nos primeiros instantes da partida, os “encarnados” na primeira metade da segunda parte, depois de corrigirem no balneário a pálida exibição do primeiro tempo.

Com cinco jogadores estreantes absolutos no derby lisboeta, o Sporting não acusou nervosismo e imprimiu desde o apito inicial grande intensidade. Durante os primeiros 15’, os “leões” remeteram o adversário para o seu meio-campo, construindo amiúde lances de perigo para a baliza de Artur.

Determinado e moralizado, fruto do bom arranque de temporada, o conjunto de Alvalade pressionou o Benfica e impediu a primeira fase de construção “encarnada”. André Martins e Adrien tinham particulares preocupações com Matic, que não conseguiu ser o habitual pêndulo do futebol da equipa da Luz. Esta pressão alta resultou em várias recuperações de bola, prontamente transformadas em rápidos contra-ataques.

Um deles acabou por ser letal, logo aos 10’. Numa rápida e bem delineada jogada da formação “leonina”, Fredy Montero combinou com André Martins, com o português na direita a devolver a bola ao colombiano que, na área, cabeceou para o golo. O atacante estava, no entanto, em posição irregular na primeira fase do lance.

A resposta do Benfica surgiu aos 16’. Na sequência de um lançamento de linha lateral, Rodrigo cabeceou à barra da baliza de Rui Patrício, numa jogada em que o espanhol estava, igualmente, em fora-de-jogo. O ritmo intenso do encontro foi diminuindo até ao intervalo, com os “leões” a procurarem visar a baliza adversária através de remates de longe, mas sem pontaria.

A perder, as preocupações de Jorge Jesus intensificaram-se com as lesões de Enzo Perez (43’) e Salvio (45’), duas peças fundamentais na estratégia do treinador, que estiveram ontem muito abaixo dos níveis habituais. E os imprevistos para o treinador “encarnado” não ficariam por aqui. Entraram na partida Ruben Amorim e Markovic a acabar o primeiro tempo e, no recomeço, foi Cardozo a sair do banco para render Gaitán, que acusou problemas físicos.

Substituições imprevistas, mas que acabaram por ter efeitos benéficos para o Benfica. Especialmente a entrada de Markovic, que revolucionou o futebol atacante da equipa da Luz. Com o jovem sérvio passou a ser bem mais fácil chegar à baliza “leonina” e ele fê-lo quase sempre sozinho. Depois de alguns ensaios, aos 65’, numa das suas hipnotizantes arrancadas com a bola nos pés passou por toda a defesa sportinguista e só parou para festejar o golo do empate.

Com uma atitude totalmente diferente, o Benfica subiu as suas linhas e conseguiu repartir uma partida até então dominada pelo adversário. O Sporting teve maturidade para sofrer durante o período de maior pressão “encarnada” e reequilibrou o jogo. Principalmente devido a entrada de Capel, a render Carrillo, que acusou o esforço do primeiro tempo, como alguns outros colegas de equipa.

Os instantes finais foram emotivos, com a equipa da casa a voltar a carregar e a acreditar que poderia sair vencedor. Através de remates de longe e na cobrança de livres esteve próximo de alcançar o objectivo. Não o conseguiu, mas comprovou que o Sporting de Leonardo Jardim está muito diferente e para melhor.

Figura do Jogo: Lazar Markovic

Entrou no encontro instantes antes do intervalo, mas guardou para o reatamento o seu futebol perfumado. Depois de algumas ameaças, agarrou na bola, ultrapassou vários adversários e, só com Rui Patrício pela frente, fez passar a bola por entre as pernas do guarda-redes “leonino”, que já havia impedido o sérvio de marcar instantes antes, num lance idêntico, com uma grande defesa. Depois de já ter salvo a equipa na partida com o Gil Vicente, com um golo nos descontos, que acabou por resultar na reviravolta no marcador (2-1), este jovem de 19 anos está a comprovar todos os indicadores que deixou durante a pré-temporada (somou quatro golos). O Benfica pagou 10 milhões de euros ao Partizan que prometem ser uma pechincha face à qualidade e talento que exibe.
 

Sugerir correcção
Comentar