PCP diz que Festa do Avante! será o festival mais português do Verão

Foto

37.ª edição da Festa do Avante!, entre 6 e 8 de Setembro, no Seixal, será o festival de verão mais português de todos, segundo os responsáveis do PCP, que dizem tratar-se do maior evento político-cultural do país.

“A Festa do Avante! é um grande evento que se impôs no nosso país. Costumamos dizer que é o maior evento político-cultural que se realiza em Portugal. Pensamos que continuará a ter, pela capacidade de atracção que tem e o programa que apresentamos, com um elevadíssimo nível de qualidade e de diversidade, todas as condições e será certamente um grande êxito, uma iniciativa que marca este arranque para um novo ano político”, disse o membro do secretariado do Comité Central comunista Alexandre Araújo, em conferência de imprensa no local da festa.

Rejeitando divulgar o número de voluntários ou de visitantes previstos ou mesmo a quantidade de pessoas presentes na edição anterior ou o orçamento previsto para o evento, o dirigente do PCP previu não se irem verificar “alterações significativas em relação a 2012.

“Nós não temos por prática divulgar o número de pessoas que aqui estão até porque a característica da entrada permanente e a possibilidade de umas pessoas virem num dia e outras noutro tornam esse cálculo impossível. Calculamos umas dezenas de milhar de pessoas”, disse, justificando que “são elementos que não importa valorizar”.

Alexandre Araújo adiantou apenas uma estimativa de cerca de “4.000 jornadas de trabalho” para montar, desmontar e ajudar ao funcionamento do recinto.

“A esmagadora maioria, com certeza superior a 90 por cento, são músicos portugueses. Isto não constitui qualquer tipo de despique, mas é um contraste positivo relativamente ao que se passa na maioria dos festivais que se realizam em Portugal”, destacou o membro do Comité Central do PCP Ruben de Carvalho.

Aquele responsável, ligado à organização da Festa do Avante! desde o início, em 1976, salientou ainda as homenagens ao encenador Joaquim Benite e ao escritor Urbano Tavares Rodrigues, falecidos este ano, além das várias iniciativas no âmbito do centenário do histórico dirigente Álvaro Cunhal.

“Entendemos valorizar a música portuguesa e dar grandes públicos à música portuguesa, proporcionando-lhe condições de ordem técnica e cénica que não são comuns. Ao longo do ano, os grupos portugueses sejam quais forem, pelo menos em Portugal, não terão grandes possibilidades de tocar com os equipamentos de luzes, de vídeo e de som que têm aqui na Festa do Avante!”, acrescentou.

Xutos & Pontapés, Sérgio Godinho, Deolinda, António Zambujo, Cristina Branco, Expensive Soul, UHF, Primitive Reason, Gisela João ou Nu Soul Family são alguns dos artistas que vão ocupar os diversos palcos, bem como a brasileira Maíra Freitas, a saauri Mariem Hassan ou os espanhóis Los Aslándticos e Guitar not so Slim.

A Festa do Avante! vai abrir as suas portas pelas 18h horas do dia 6 de Setembro, uma sexta-feira, tendo o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, a intervenção inicial agendada para as 19h. O líder do PCP encerrará depois o evento, no domingo, por volta da mesma hora, depois de intervenções da dirigente da JCP Anabela Laranjeira e do director do jornal Avante!, José Casanova.

 

Sugerir correcção
Comentar