Ângelo demitiu-se, voltou a estudar e iniciou uma nova carreira aos 33 anos

Ângelo Valente deixou um emprego estável e bem remunerado na Porto Editora para trabalhar numa área que o realizasse. Demitiu-se, voltou a estudar e hoje é "business developer"

Foto
Daniel Camacho/Olhares

Esta é a história de Ângelo Valente, alguém que aos 33 anos trocou o certo pelo incerto. Trabalhava como gestor de conteúdos educativos na Porto Editora. Um emprego estável e bem remunerado. Mas também um trabalho que se tinha tornado rotineiro, pouco estimulante. Embora gostasse da profissão, sentia que, onde estava, não tinha mais espaço para evoluir. Decidiu mudar de vida.  

Licenciado em Inglês e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Ângelo decidiu fazer o Curso Geral de Gestão na Porto Business School (PBS), com o objectivo de adquirir novas competências que o ajudassem a reconquistar a motivação perdida e, ao mesmo tempo, era algo que poderia ser útil à empresa para a qual trabalhava.

Quando teve conhecimento da organização do curso, percebeu que teria de ficar, por vezes, uma semana inteira fora da empresa. Isso era algo que colidia com as pretensões da Porto Editora, que — segundo Ângelo — preferia continuar a contar com o funcionário a tempo inteiro. Após três meses de negociações, Ângelo diz não ter conseguido alcançar um acordo que servisse a ambos. Decidiu então demitir-se e inventar uma vida nova para si próprio.

Foto
Ângelo Valente actualmente trabalha como business developer da Olhares Daniel Camacho/Olhares

Depois de novo curso, novo emprego 

Depois de terminado o curso na PBS, Ângelo confessa que teve "alguns momentos de fraqueza" por ter demorado algum tempo a recomeçar a trabalhar. Foi através de uma amiga que teve conhecimento do anúncio de emprego do site Olhares, no Facebook desta comunidade de fotografia. Decidiu candidatar-se. Mesmo sem experiência na área, a Olhares contratou-o.

Nunca foi o dinheiro que teve [...] influência na minha decisão

Desde Março do ano passado, Ângelo é o responsável pela gestão da comunidade de utilizadores nas redes sociais e pelo desenvolvimento de novas parcerias comerciais que ajudem ao crescimento do site. Tem de "fazer com que a Olhares dê dinheiro", resume.

A minha função é fazer com que tudo dê rendimento

Ângelo Valente descobriu novos desafios profissionais e garante que, pelo menos para já, não pensa em mudar de área. Porém, admite poder vir a desenvolver outros projectos dentro do mesmo grupo mediático. A médio-prazo pensa em continuar a sua formação e fazer um MBA, na PBS.

Senti que tinha estagnado em termos profissionais

Teve sorte, admite, mas resultou, sobretudo, do investimento pessoal para ganhar novas competências alicerçado no apoio incondicional da família. Acredita que mesmo no momento difícil que o país atravessa é possível mudar, desde que exista perseverança para perseguir os objectivos traçados.

Sugerir correcção
Comentar