Gravações originais dos Joy Division, New Order ou Durutti Column à venda na Internet

Os masters de Unknonw Pleasures, entre outros álbuns, foram guardados pela antiga assistente do seu produtor, Martin Hannett.

Foto
DR

Cerca de três dezenas de gravações originais dos Joy Division, New Order, Furs, Magazine ou Durutti Column vão ser postas à venda depois de terem sido resgatadas pela assistente do produtor Martin Hannett. Julia Adamson, que foi também membro dos The Fall, disse no Facebook que procura um coleccionador para tratar das valiosas gravações, que “estão muito velhas e provavelmente a deteriorar-se”.

São canções que ficaram de fora dos trabalhos de algumas das mais importantes bandas britânicas dos anos 1980, bem como os masters do produtor. Segundo o site Slicing Up Eyeballs, que avançou a notícia, Julia Adamson contou esta semana no Facebook que guarda estas gravações desde a década de 1980 e que quando tentou abordar os artistas sobre as mesmas terá sido “sujeita a acusações e abusos”.

“Por isso, já não quero saber.” E pergunta: “alguém está interessado?”. Adamson reitera que as bandas em causa não se mostraram interessadas na aquisição das gravações, precisando que conseguiu chegar à fala com Peter Hook (Joy Division e New Order) mas que nem ele quis ficar com as mesmas.

Além do anúncio, Adamson publicou uma fotografia que mostra as caixas com as gravações, identificadas com etiquetas com os nomes das bandas e com o seu teor - Joy Division Outtakes, 'New Order' theme music ou o que parece ser um master do álbum do grupo de Ian Curtis,Unknown Pleasures. Sobre esta gravação, diz que o master “ultrapassa em muito o master de vinil” depois da passagem dos anos e recorda que as gravações originais se perderam há muito. “Asseguro-vos que são bastante esplêndidas”, diz Adamson.

Martin Hannett, engenheiro de som e produtor da cena de Manchester e um dos colaboradores essenciais da Factory Records de Tony Wilson, produziu os dois álbuns dos Joy Division e Movement, dos New Order. Morreu em 1991 e trabalhou com Adamson, que hoje gere a editora discográfica Invisible Girl, na década de 1980.

Sugerir correcção
Comentar