Mariana Tengner Barros vence prémio em festival de Viena

Bailarina portuguesa venceu o Prémio do Público no ImpulsTanz-Festival Internacional de Dança de Viena

Foto

O solo “The Trap”, da bailarina e coreógrafa portuguesa Mariana Tengner Barros, venceu o Prémio do Público no ImpulsTanz-Festival Internacional de Dança de Viena, na Áustria, anunciou a Eira, estrutura artística à qual está associada.

“The Trap” foi um dos 11 nomeados para o “Jardin d’ Europe”, e conquistou o Prémio do Público, por votação online, ex-aequo com “The Victory Day”, de Willi Prager, da Bulgária. O Prémio do festival austríaco foi para a dupla sueco-islandesa Amanda Apetrea & Halla Ólafsdóttir, pelo espectáculo “Beauty and the Beast”, que conquista assim duas semanas de residência artística para uma nova criação, e o valor pecuniário de 10.000 euros.

Mariana Tengner Barros apresentou “The Trap” nos dias 11 e 14 de Julho na Schauspielhaus, em Viena. O solo foi estreado em 2011, no Festival Circular, em Vila do Conde, e “pretende retratar as divas do cinema e estrelas burlescas do nosso passado, numa peça onde as coisas nunca são realmente o que parecem ser”, explica uma nota da Eira.

A Eira é uma estrutura fundada há 20 anos pelo bailarino e coreógrafo Francisco Camacho, que é seu diretor artístico, e conta com os artistas associados Tiago Cadete e Rafael Alvarez, aos quais se juntou este ano Mariana Tengner de Barros.

Como criadora, Mariana Tengner de Barros apresentou os solos “And So?...” e “The End”, em 2010, e “Après Le Bain” e “The Trap”, em 2011, trabalhos levados à cena em Portugal, Reino Unido, França, Espanha e Bélgica. Colaborou com vários artistas, designadamente nos projetos “Agnieszka Dmochowska/Fat Sun”, na Polónia e na Áustria, “Said Dakash & The Resistance Movement”, na Finlândia e no Reino Unido, entre outros.

A criadora é licenciada em dança pela britânica Northern School of Contemporary Dance, tendo recebido o prémio University of Leeds Arms pela peça “Outstanding Achievement”. A bailarina e coreógrafa estagiou no Ballet de Munique, sob a direção artística de Philip Taylor, em 2004, e completou o Programa de Estudo e Criação Coreográfica-PEPCC (Portugal 2009), do Fórum Dança, tendo tido formação com Francisco Camacho, Vera Mantero, Miguel Pereira, João Fiadeiro, Deborah Hay, Lisa Nelson, Mark Tompkins e Meg Stuart, entre outros.

Sugerir correcção
Comentar