Possível manipulação de documento sobre swaps é “atentado ao funcionamento da democracia”

Miguel Poiares Maduro diz que Governo aguarda por conclusões de investigação ao caso.

Foto
Poiares Maduro diz que "não há novidade nenhuma" em relação ao tema Rui Gaudêncio

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional classifica a eventual manipulação dos documentos sobre swaps como “um acto que configura um atentado a aspectos fundamentais do funcionamento de uma democracia”.

Miguel Poiares Maduro, que respondia aos jornalistas no último briefing antes das férias, negou que o Governo tenha afirmado que os documentos foram manipulados, mas antes que terão sido alvo de uma “eventual manipulação”. “O que o Governo disse foi que indiciava uma manipulação, a averiguação disso pertence às autoridades judiciais, não pertence ao Governo”, fez questão de vincar.

“Havia uma inconsistência muito grave entre o documento tal como ele era apresentado e o que consta no Ministério das Finanças, o que está na residência do primeiro-ministro, e o que está no IGCP, o que indicia naturalmente uma manipulação.”

Mas não quis tirar conclusões sobre isso, remetendo para as investigações em curso: “Vamos esperar que as autoridades judiciais façam as averiguações adequadas e cheguem a uma conclusão a esse respeito.”

“Se se confirmar que houve realmente uma alteração de um documento que tinha como objectivo manipular a comunicação social para por sua vez influenciar a opinião pública, isso é naturalmente um acto gravíssimo”, considerou o ministro. “Acho que é mesmo um acto que configura um atentado a aspectos fundamentais do funcionamento de uma democracia: tentar manipular a comunicação social dessa forma e indirectamente a opinião pública."

O caso está a ser investigado pelo Ministério Público, depois de terem sido divulgados publicamente dois documentos diferentes sobre a apresentação que o Citigroup fez ao Governo Sócrates, em 2005, propondo um swap para maquilhar o défice e a dívida.

Questionado sobre se a inexistência de um secretário de Estado do Tesouro numa altura em que o Governo prepara o Orçamento do Estado para o próximo ano não prejudica esse trabalho, o ministro Miguel Poiares Maduro limitou-se a responder que a escolha de um novo governante para substituir Joaquim Pais Jorge “é matéria da competência do primeiro-ministro, conversando com a ministra das Finanças, que oportunamente tomará uma decisão a esse respeito”.

Joaquim Pais Jorge demitiu-se na quarta-feira da passada semana e a sua exoneração foi aceite pelo Presidente da República dois dias depois. O Ministério das Finanças anunciou que Maria Luís Albuquerque não iria, para já, delegar competências. É expectável que o faça apenas depois do regresso de férias de Cavaco Silva.
 

Sugerir correcção
Comentar