O anel de Jane Austen pode mesmo deixar as mãos de Kelly Clarkson

A campanha Give Jane Austen A Ring! precisa ainda de 49 mil libras (57 mil euros) para conseguir manter o anel no país da escritora.

Foto
Esperava-se que o anel em ouro e turquesa de Jane Auten custasse apenas 30 mil libras DR

Kelly Clarkson, que é também proprietária da primeira edição de Persuasão, de Jane Austen, comprou o anel da autora britânica do século XVIII em leilão por cerca de 152 mil libras (177 mil euros). O Ministério da Cultura do Reino Unido apressou-se a proibir temporariamente a exportação da peça no início de Agosto. Ed Vaizey, ministro da Cultura britânico apelou a que alguma entidade nacional se mostrasse interessada em angariar o montante igual ao que a cantora gastou.

Entretanto a Casa Museu de Jane Austen abriu uma linha telefónica para a angariação de fundos. A iniciativa tem o nome de Give Jane Austen A Ring! (Ofereça um anel a Jane Austen) e já angariou cerca de 103 mil libras. A instituição faz agora um apelo online para que os fãs da escritora continuem a contribuir para as 49 mil libras que faltam. Se conseguir comprar o anel, ele estará em exposição na Casa Museu para a celebração dos 200 anos do livro Orgulho e Preconceito, o livro eleito pelos britânicos em 2007 como “o livro sem o qual a nação não pode viver”, segundo a BBC.

Neste momento, o anel está proibido de sair do Reino Unido até dia 30 de Setembro, mas com a prova de que este museu está numa séria recolha de fundos para adquirir a jóia, a lei permite que a interdição seja estendida até 30 de Dezembro, se necessário à angariação das 152 mil libras.

Antes do leilão em que o anel foi arrebatado pela compradora estrangeira, a Casa Museu de Jane Austen tinha entrado em contacto com os proprietário e reunido 30 mil libras, um valor que se julgava suficiente para o adquirir. O museu foi surpreendido com licitações muito superiores na leiloeira Sotheby’s. “The Heritage Lottery Fund [fundo britânico para a aquisição de património] ter-nos-ia ajudado, mas Sotheby’s gerou muito interesse [em torno da peça] e não fomos capazes de angariar tanto dinheiro em tão curto espaço de tempo”, disse Louise West, directora da Casa Museu de Jane Austen, ao Guardian.

O museu dedicado a Jane Austen instalado na sua casa de Chawton, em Hampshire, tem as outras duas jóias que se sabe terem pertencido à autora: uma cruz de topázio e uma pulseira de turquesa, tal como este anel que Kelly Clarkson comprou.

Não tendo nunca falado com a cantora texana, mas apenas com os seus colaboradores, a Casa Museu convidou Clarkson a visitar as suas instalações. “Ficámos muito entusiasmados por saber que alguém como Kelly Clarkson é fã de Jane Austen – não é o que se espera de uma jovem cantora pop americana. Isto diz muito sobre a popularidade de Austen e as pessoas que são fãs dela”, disse Louise West.