Morreu o príncipe holandês Johan Friso

Príncipe, de 44 anos, tinha sofrido um grave acidente de esqui no ano passado e estava desde então em coma.

Foto
O príncipe ao lado da mulher Mabel Wisse Smit TOUSSAINT KLUITERS/AFP

O príncipe holandês Johan Friso morreu esta segunda-feira, aos 44 anos, devido a complicações resultantes de uma lesão cerebral sofrida num acidente quando esquiava em Fevereiro do ano passado.

Num comunicado revelado na tarde desta segunda-feira pela casa real holandesa, citado pela Reuters, é indicado que o príncipe “morreu de complicações que surgiram em consequência da lesão cerebral sofrida devido à privação de oxigénio" ocorrida no acidente.

No acidente que ocorreu numa pista de esqui em Lech, na Áustria, o príncipe ficou soterrado pela neve. Inicialmente recebeu assistência num hospital de Londres, tendo sido transferido no mês passado para o palácio real, residência oficial da rainha Beatriz, a sua mãe, onde tinha o acompanhamento de uma equipa médica permanente.

Segundo filho da antiga monarca Beatriz e do falecido príncipe Claus, tinha como irmãos o actual rei Willem-Alexander e o príncipe Contantijn.

O príncipe era casado com Mabel Wisse Smit, com quem teve duas filhas, Luana e Zaria. O casamento, celebrado em 2004, esteve no centro de uma polémica por não ter sido autorizado oficialmente pelo governo do país, como exige o protocolo real.

O príncipe deixou se ser considerado membro oficial da casa real holandesa desde então mas manteve o título de príncipe de Orange-Nassau.

 notícia corrigida às 16h18 para referir que o actual monarca holandês é Willem-Alexander e não a sua mãe Beatriz

Sugerir correcção
Comentar