Nova vaga de atentados no Iraque faz dezenas de mortos

Ataques ocorreram durante os festejos do fim do Ramadão.

Foto
Dezenas de viaturas armadilhadas explodiram quase ao mesmo tempo REUTERS/Stringer

Dezenas de pessoas morreram este sábado numa nova série de atentados no Iraque. A Reuters refere 80 mortos, a AFP e a BBC apontam para entre 50 a 60 as vítimas mortas da explosão quase simultânea de uma quinzena de carros armadilhados.

Mais de 200 pessoas ficaram feridas nestes atentados, a maioria dos quais ocorreu em Bagdad, numa altura em que o país, tal como o resto do mundo muçulmano, festeja o fim do mês do Ramadão.

Na capital iraquiana registaram-se explosões em oitos zonas diferentes da cidade, tanto em bairros xiitas como sunitas, em locais como mercados, cafés e restaurantes. Ocorreram também explosões em Touz Khourmatou (norte) e Nassirya (sul).

No dia 6 de Agosto, uma outra vaga de atentados com viaturas armadilhadas provocou 31 mortos em Bagdad. E o mês do Ramadão foi particularmente sangrento no Iraque, com mais de 800 pessoas mortas em atentados.

A maioria dos ataques tem sido levada a cabo por grupos militantes de sunitas radicais que visam zonas e populações xiitas. O país é governado pelo primeiro-ministro xiita Nouri al-Maliki, cada vez mais contestado tanto pela minoria sunita, como por outras facções xiitas.

Sugerir correcção
Comentar