Oprah diz que foi alvo de racismo em loja de luxo na Suíça

Proprietária da loja onde ocorreu incidente diz que tudo não passou de um mal-entendido.

Foto
A proprietária da loja já pediu desculpas a Oprah STEPHANE DE SAKUTIN/AFP

“Você não tem dinheiro para pagar isso”. Esta terá sido a resposta dada pela funcionária de uma loja de artigos de luxo na Suíça a Oprah Winfrey, quando terá pedido para ver uma mala no valor de 28.450 euros. A norte-americana considera ter sido alvo de racismo, uma acusação negada pela proprietária da loja, que defende que tudo não passou de um mal-entendido.

Oprah, 59 anos, revelou o incidente durante uma entrevista ao programa “Entertainment Tonight”, da CBS. A norte-americana contou que esteve em Julho, em Zurique, para o casamento da sua amiga de longa data Tina Turner.

Durante a estadia, a antiga apresentadora, agora directora da sua própria estação televisiva, visitou algumas lojas, entre elas a Trois Pommes. Pediu para ver uma mala em pele de crocodilo, no valor de 35 mil francos suíços, e terá sido nessa altura que obteve a resposta que considerou ofensiva e que tinha como base o facto de ser negra.

Para a proprietária da loja, Trudie Goetz, “este foi um típico mal-entendido” e pediu desculpa. Em declarações à Reuters, a empresária explicou que se quis mostrar a Oprah que havia a mesma mala noutros materiais, o que, na sua opinião, terá dado a impressão de que a funcionária não queria vender-lhe o produto.

“É claro que esse não foi o caso. Quem é que não quer vender uma mala de 35 mil francos suíços?”, argumentou Trudie Goetz. Segundo a empresária, a funcionária em causa é italiana, fala Inglês “mas não tão bem como a sua língua materna”. “Foi de facto um mal-entendido”, reforçou.

O gabinete de turismo suíço já veio lamentar o sucedido e sublinhar que nunca é positivo quando os seus convidados “se sentem ofendidos”. Numa mensagem publicada no Twitter, o mesmo gabinete considerou que a funcionária “actuou de forma terrivelmente errada”.

Segundo a revista Forbes, Oprah ganhou no último ano cerca de 77 milhões de dólares (57 milhões de euros) e é a 13ª mulher mais poderosa do mundo, numa lista liderada pela chanceler alemã Angela Merkel.

Sugerir correcção
Comentar