Incêndio paralisa aeroporto internacional de Nairobi

Não há notícia de vítimas. Chamas foram controladas ao fim de quatro horas.

Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters

Um gigantesco incêndio paralisou, nesta quarta-feira, o aeroporto internacional Jomo Kenyatta (JKIA), em Nairobi, um dos mais importantes da África Oriental. Não há notícia de vítimas.

O incêndio começou às 5h locais (3h em Lisboa). Mais de quatro horas depois, as chamas pareciam controladas, segundo um repórter fotográfico da AFP. Dezenas de camiões dos bombeiros e da polícia permaneciam no local.

“Com excepção de aterragens de urgência, todos os voos com destino ou partida do JKIA foram cancelados […] o aeroporto está fechado”, disse um responsável do ministério do Interior, Mutea Iringon. Os aviões que deviam aterrar em Nairobi foram desviados para Mombaça e Eldoret.

O fogo “destruiu completamente” o terminal de chegadas e a zona de imigração onde -  segundo fonte da autoridade de aviação civil queniana - as chamas terão deflagrado. A origem do incêndio ainda não foi determinada.  

Os meios de comunicação social quenianos divulgaram imagens de chamas e espessas nuvens de fumo negro. As estradas de acesso ao aeroporto foram encerradas para toda a circulação de veículos não envolvidos no combate ao incêndio.

Num comunicado, citado pela Reuters, o centro queniano de gestão de desastres, que inicialmente  declarara o incêndio controlado na zona de partidas internacionais mas ainda activo na zona de chegadas, informou que também estava controlado nesta área.

O Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, deslocou-se ao local para avaliar os estragos no aeroporto que tem o nome do seu pai, primeiro chefe de Estado do país.

O aeroporto foi fechado por tempo "indeterminado" e a transportadora aérea Kenya Airways só manteve cinco dos voos previstos, para Mombaça. Entretanto o aeroporto reabriu ao tráfego de carga e domésticos, mas os voos internacionais continuavam a ser dirigidos para outros aeroportos e centenas de passageiros continuavam fora do aeroporto à espera. 

O aeroporo  de Nairobi é um dos principais centros de tráfego aéreo de África. Para além de voos domésticos oferece ligação a numerosas capitais africanas e destinos europeus, asiáticos e no Médio Oriente. Fonte da aviação civil da região, citada pela AFP, indica que, no ano passado, foi utilizado por 6,2 milhões de passageiros.

Sugerir correcção
Comentar