Este sofá de cortiça é português e amigo do ambiente

O sofá “Algodão Doce” e o banco “Elliot” são os produtos mais recentes da marca portuguesa Botaca, criados a partir de aglomerado de cortiça e de borracha de pneus

Mais de 10 anos após a criação da empresa portuguesa de mobiliário de design, Botaca, a marca decide, em 2013, apostar no segmento de mercado dedicado ao fabrico de produtos sustentáveis. É o caso do sofá “Algodão Doce” e do banco “Elliot”, produzidos a partir de materiais reciclados, tais como, a cortiça e restos de borracha de pneus.

Apesar de a marca, concebida pelo designer Manuel Bastos, sempre ter revelado um interesse em particular por componentes ecológicas, em aspectos parciais do produto, como por exemplo, a sumaúma natural, o “Algodão Doce” foi o primeiro a ser totalmente concebido com materiais "ecofriendly".

A ideia reside na substituição da madeira e da espuma, os quais contribuem para o abate de árvores e para o uso de petróleo, por materiais sustentáveis como a cortiça, o linho e o enchimento à base de penas e penugem de ganso.

Foto
Elliot

Uma vez que o sistema de encaixe da estrutura, feita em blocos de aglomerado de cortiça, permite uma desmontagem simples e sem esforço, o sofá “Algodão Doce” torna-se facilmente transportável para o uso em espaços exteriores. O resultado traduz-se, nas palavras de Manuel Bastos, num produto versátil, leve, funcional, resistente e impermeável.

Também o banco “Elliot” consiste numa continuidade do conceito de aglomerado de cortiça mas em aglomerado de borracha, uma solução ecológica que alia a preocupação pelo meio ambiente ao aproveitamento das empresas nacionais de reciclagem de pneus de automóveis, especializadas no fabrico de pavimentos.

“O “Elliot” é uma experiência para outros produtos que gostaríamos de desenvolver”, revela Manuel Bastos ao destacar as críticas recebidas na feira internacional Maison & Object, em Paris, onde a marca esteve presente em Janeiro de 2013. “Tivemos algumas críticas de designers conceituados que acharam o produto interessante por ser impermeável, resistente e fácil de desmontar”, refere o designer da Botaca ao P3.

Botaca é uma empresa sediada em Vila Nova de Poiares, que tem como objectivo a criação de produtos que se destaquem pela sua presença, elegância e naturalidade. Desde 2001, a empresa tem prestado vários trabalhos para hotelaria de entre os quais se destacam o Hotel Albatroz, em Cascais e os hóteis Carlton e do Chiado, em Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar