Estrela do basebol suspensa por doping

Foto
Alex Rodriguez Drew Hallowell/Getty Images/AFP

Alex Rodriguez, a estrela do New York Yankees, e 12 outros jogadores da Liga Norte-Americana de Basebol (MBL) foram suspensos por doping, no âmbito do maior escândalo de dopagem organizada do desporto norte-americano desde o caso Balco, que envolveu, entre outros, a velocista Marion Jones.

Rodriguez, que recorreu do castigo, ficará suspenso até 2014, faltando a 211 jogos, enquanto os restantes jogadores não contestaram uma sanção de 50 encontros, por ligações à clínica Biogenesis, suspeita de ser a placa giratória de uma rede de tráfico de produtos dopantes.

A decisão anunciada nesta segunda-feira põe fim a semanas de especulação sobre o futuro de Alex Rodriguez, de 38 anos, que já em 2009 tinha admitido que consumiu esteróides entre 2001 e 2003, quando alinhava nos Texas Rangers.

A MBL anunciou em Janeiro um alargamento do seu programa antidopagen, nomeadamente recorrendo a controlos sanguíneos surpresa para detectar o uso da hormona de crescimento.

Já no final de Julho, a vedeta dos Milwaukee Brewers Ryan Braun tinha sido suspensa até ao fim da época, por ligações à mesma clínica.

Nelson Cruz (Texas), Jhonny Peralta (Detroit), Everth Cabrera, Fautino De Los Santos (San Diego), Francisco Cervelli, Fernando Martinez (New York Yankees), Antonio Bastardo (Philadelphie), Jesus Montero (Seattle), Sergio Escalona (Houston), Jordany Valdespin, Cesar Puello (New York Mets) e Jordan Norberto (sem clube) são os outros jogadores suspensos.

Sugerir correcção
Comentar