Atitude do São Paulo surpreende Benfica, que deixa escapar a Eusébio Cup

Depois de uma primeira parte dominada pelos “encarnados”, a equipa de Paulo Autuori ?voltou transfigurada para o reatamento e aumentou a pressão sobre Jorge Jesus.

Foto
Pedro Nunes/AFP

Seja o que for que Paulo Autuori tenha dito aos seus jogadores, no intervalo da Eusébio Cup, resultou em pleno. Após uma primeira parte medíocre, o São Paulo regressou ao relvado do Estádio da Luz transfigurado, surpreendeu o Benfica, venceu por 2-0 e levou o troféu para o Brasil. Os “encarnados” começaram bem, mas falharam na finalização e no capítulo defensivo.

Após 14 jogos consecutivos sem vencer, o São Paulo reencontrou o sucesso em Lisboa. E nada o faria prever ao intervalo do encontro, que se prolongou por mais tempo, devido ao atraso dos brasileiros em regressar para o reatamento. Depois de 45’ em que foi totalmente dominado pela equipa da casa, o São Paulo inverteu os papéis e a defesa benfiquista contribuiu para materializar em golos o ascendente brasileiro na segunda metade.

Com Markovic e Djuricic na equipa titular, a grande dúvida no arranque do encontro residia em saber qual dos sérvios Jorge Jesus iria posicionar como segundo atacante, no apoio a Lima. O técnico optou pelo segundo, encostando à linha lateral aquele que tem sido o reforço mais sonante nesta pré-temporada. Bruno Cortez foi a terceira estreia entre as novas caras da temporada, no lado esquerdo da defesa.

Um grande remate de Lima à barra logo a abrir o encontro serviu de mote à tendência da partida na primeira metade. Frente a um São Paulo tímido, no mínimo, a equipa portuguesa impôs-se facilmente, ainda que a um ritmo de pré-temporada. Mesmo assim, a orquestra de Jorge Jesus demonstrou alguma afinação nesta fase, mas falhou totalmente na hora da finalização.

Lima e Markovic estiveram em destaque neste particular, falhando uma mão cheia de lances com carimbo de golo. Defensivamente, a equipa portuguesa teve muito pouco trabalho, com Paulo Lopes (que rendeu o castigado Artur na baliza) a ser chamado ao encontro uma única vez em todo o primeiro tempo.

Tudo mudou logo que soou o apito para reiniciar o encontro. Aos 52’, um passe de Douglas rasgou por completo a defesa dos lisboetas, isolando Aloísio para o primeiro golo no Estádio da Luz, com culpas para os dois centrais da casa. O mesmo Aloísio ainda obrigou Paulo Lopes a uma grande defesa aos 57’, antes de Tolói, aos 63’, ampliar a vantagem para 2-0, com um golo de calcanhar. O jogador parecia em fora-de-jogo e até demorou a festejar, mas Cortez pode ter colocado o seu ex-companheiro do São Paulo em jogo.

Pelo meio, as substituições de Jorge Jesus não surtiram efeitos práticos e a estreia do Benfica no Estádio da Luz nesta pré-temporada acabou por ser uma valente desilusão. Os assobios no final deixaram isso claro.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar