Jogos Mundiais: os desportos esquecidos dos Jogos Olímpicos

Portugal terá 38 representantes na competição que decorre a partir desta sexta-feira na Colômbia.

Foto
A cerimónia de abertura dos Jogos Mundiais na Colômbia Luis Robayo/AFP

Foi no duatlo que Portugal se estreou nos Jogos Mundiais de 2013, a nona edição do evento que reúne a partir desta sexta-feira um conjunto de desportos ou disciplinas de um desporto que usualmente não são disputados nos Jogos Olímpicos.

Cristiana Valente terminou a prova feminina de duatlo na 15.ª posição no primeiro dia desta competição que se realiza, desde 1981, de quatro em quatro anos e sempre no ano seguinte aos Jogos Olímpicos.?

Trinta e oito dos cerca de 4000 atletas presentes em Cali, na Colômbia, são portugueses.

A cidade colombiana, tal como ditam as regras da organização, não pôde realizar qualquer construção para albergar o evento — os Jogos Mundiais disputam-se sempre em infra-estruturas já existentes.

A competição é organizada pela Federação Internacional de Jogos Mundiais, mas conta com o apoio do Comité Olímpico Internacional.

O râguebi de sevens, que ainda integra o programa em Cali, foi a última modalidade a ser promovida para os Jogos Olímpicos, pois fará a sua estreia em 2016, no Rio de Janeiro.

?O râguebi é um dos desportos mais “clássicos” destes Jogos Mundiais, assim como a canoagem (na versão maratonas), o squash ou o karaté, mas há espaço para modalidades como bowling, raquetebol, andebol de praia, sumo, natação com barbatanas, salvamento de vidas, orientação, escalada, esqui aquático, desportos aéreos (parapente e pára-quedismo) ou de disco (frisbee) para referir apenas alguns.

A delegação portuguesa, que em 2009 subiu duas vezes ao pódio e em 2005 três, competirá em canoagem, duatlo, patinagem de velocidade, corfebol, dança desportiva (standard e latinas) e ginástica (acrobática, trampolins e tumbling) - os três primeiros pertencem ao lote de desportos de demonstração e não têm direito a medalhas.
 
 

Sugerir correcção
Comentar