Paramiloidose: ela saiu do laboratório e fez um documentário

Joana Barros fez doutoramento em Genética Molecular, mas não gostava da vida de laboratório. A sua primeira longa-metragem chama-se "A história de um erro"

Foto

"A história de um erro", primeira longa-metragem de Joana Barros, não se limita a ser um documentário sobre a paramiloidose nem tem nenhuma mensagem associada.

Tal como explicou a realizadora ao P3, este documentário, que marca a sua estreia, foi apresentado no Curtas de Vila do Conde e pretende ser "uma fonte de conhecimento fidedigno sobre temáticas interessantes para o público geral" e, ao mesmo tempo, dar informação relevante aos afectados por esta doença, com grande prevalência em Portugal, mas "sem melodramatizar".

Existem muitos mitos e histórias romanescas associados à "doença dos pezinhos" (não confundir com o diagnóstico precoce feito aos bebés) que não correspondem à verdade ou, pelo menos, não são ainda cientificamente corroborados.

Foto
O documentário pretende dar informação relevante aos doentes

Nesta longa-metragem o protagonista deixa de ser o cientista para passar a ser uma doença ou, se preferirmos, um objecto da investigação científica. A autora procura esclarecer como a doença é transmitida hereditariamente e quais as alternativas que os doentes têm para a debelar, sobrevivendo ou possibilitando-lhes ter filhos sem lhes transmitirem essa herança genética, explica a realizadora.

Foto
Realizadora do documentário, Joana Barros

Joana, portuense de 38 anos, fez doutoramento em Genética Molecular, em Inglaterra, mas não gostava da vida de laboratório: "O querer descobrir é muito enriquecedor, mas para chegar aí é um trabalho muito árduo e repetitivo e cheio de frustração", diz. "Percorrem-se muitos caminhos que não vão dar a lado nenhum e tudo em prol de um pequeno pormenor - só assim se trabalha em Ciência, em pormenores muito pequeninos - que nos faz esquecer e não ter tempo para ver a imagem maior, o grande contexto."

Oportunidade de continuar a trabalhar na ciência fora dos laboratórios

O projecto de pós-doutoramento da cientista/realizadora, financiado por uma bolsa atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Fundação Calouste Gulbenkian, consiste em usar a linguagem audiovisual como ferramenta de divulgação científica, não se limitando a veicular informação sobre um determinado tema, mas, essencialmente, estimular nas pessoas um pensamento crítico sobre Ciência.

Uma nova forma de chegarem a públicos diferentes

Como divulgar a ciência?

Associação Viver a Ciência concilia a ciência com outros gostos pessoais

Na sua experiência no estrangeiro observou que existe um esforço para fazer uma comunicação da Ciência atractiva para o público em geral, algo que era praticamente inexistente no nosso país. Foi então que surgiu a sua ligação à Associação Viver a Ciência (VAC). Aí encontrou muitas pessoas com formação na mesma área e a mesma percepção da realidade existente no exterior.

Paramiloidose é uma doença com grande prevalência em Portugal

O trabalho da VAC é o de apresentar a Ciência recorrendo a diferentes linguagens artísticas (como cinema, comédia, literatura infantil, etc.), mas sendo ao mesmo tempo rigorosa na terminologia e nos conceitos apresentados.

O objectivo é dar a conhecer conteúdos científicos ao maior número de pessoas. Os festivais de cinema apresentam estes temas a um público que de outra forma não os procuraria. Porém, o festival está limitado a uma exibição e a um número limitado de espectadores. E é por isso que Joana Barros diz que o próximo passo será criar ligações a redes de cineclubes para fazer chegar este documentário ao maior número de pessoas possível, principalmente, fora dos grandes centros urbanos.

Paralelamente, está em andamento a criação de um festival/mostra, nacional e internacional, de documentários sobre Ciência. Por um lado, vai mostrar o que se faz pelo mundo fora e, por outro, estimular a produção nacional com a criação de um prémio que envolva escolas de cinema e universidades séniores numa dinâmica intergeracional.

O seu primeiro trabalho foi um livro ("Profissão Cientista: Retrato de uma geração em trânsito", distribuído com o PÚBLICO a 27 de Novembro de 2005), que traça o retrato de 14 jovens cientistas portugueses, com menos 40 anos, em início de carreira. Esse primeiro trabalho deu origem a um programa de televisão e rádio.

Outro dos seus trabalhos foi "Vidas a Descobrir – Mulheres Cientistas do Mundo Lusófono". Um livro que, segundo Joana Barros, é mais uma tentativa de quebrar estereótipos e que nos fala sobre as mulheres cientistas de língua portuguesa que singraram no estrangeiro, mas que continuam os seus projectos de investigação ligadas ao seu país de origem.

Sugerir correcção
Comentar