Hollande convencido de que a crise na Europa terminou

O Presidente francês mostrou-se convencido que não se repetirão as tensões nos mercados dos últimos anos.

Foto

O Presidente francês, François Hollande, mostrou-se convencido na noite de quarta-feira que a crise foi superada na zona euro e não se repetirão as tensões nos mercados dos últimos anos.

O Presidente francês, François Hollande, mostrou-se convencido na noite de quarta-feira que a crise foi superada na zona euro e não se repetirão as tensões nos mercados dos últimos anos.

Num jantar com um grupo de jornalistas, Hollande reiterou a ideia de que a França saiu da recessão e admitiu que a fase de crescimento chegará antes de 2014, disse nesta sexta-feira à “France Info” uma jornalista que esteve presente no convívio, citada pela Efe.

De acordo com François Hollande, a França saiu “da crise do euro” que sacudiu os países periféricos (Espanha, Portugal, Grécia e Itália) e não espera “nada de grave este Verão”.

O líder socialista definiu a sua linha política como “reformista”, que se desmarcou de “uma política mais à esquerda, com proteccionismo e desequilíbrio nas contas”, mas também de uma política de direita que suprimiria as 35 horas de trabalho semanais ou subiria a idade da reforma para 65 anos (actualmente nos 62).

O Presidente disse que quer fazer uma verdadeira reforma no sistema de pensões, prevista para as férias de verão, e que a sua prioridade é trabalhar com olhos postos na próxima década em França.

Hollande sublinhou que quer “uma França soberana, independente, dinâmica e ecológica”, mas sobretudo “solidária”, que possa superar “as disputas religiosas e os problemas de pensão”.

O Presidente francês, que há meses tem os níveis mais de popularidade da história, reconhece que isso não vai melhorar porque não houve resultados em termos de crescimento económico e emprego.

Sugerir correcção
Comentar