Uma caixa mágica no jardim

É um pequeno pavilhão num jardim de Basileia, na Suíça, desenhado pelo atelier suíço Christ Gantenbein. Uma obra construída este ano que é aqui publicada pela primeira vez.

 

 

Emanuel Christ, à direita na imagem, e Christoph Gantenbein
Fotogaleria
Emanuel Christ, à direita na imagem, e Christoph Gantenbein

Este pequeno pavilhão num jardim de Basileia, na Suíça, abre caminhos aos mistérios da arquitectura. A construção é muito simples: uma estrutura de madeira revestida por tela betuminosa, um material rugoso e aparentemente desconfortável. A caixa contrasta com a flutuação constante da luz e das sombras do jardim, a expressão natural das folhas choca com a presença agressiva do revestimento.

O pavilhão é uma pequena habitação, um retiro, com um interior confortável repleto de madeiras e tecidos. O rigor da construção suíça, com medidas precisas e repetições eficazes, gere a sequência de contrastes, entre a forma do edifício e a envolvente, entre a sua materialidade exterior e o requinte do interior. O resultado é uma caixa mágica.

Emanuel Christ (Basileia, 1970) e Christoph Gantenbein (St. Gallen, 1971) trabalham juntos desde 1998. O seu escritório, Christ Gantenbein, fica em Basileia e conta com cerca de 40 colaboradores. Têm obra na Suíça, Alemanha, Inglaterra, China e México. Outro projectos, como a Ampliação do Museu de Arte de Basileia e o Museu Nacional da Suíça em Zurique, estão em fase de construção. Para mais informações sobre o seu trabalho, consultar o Jornal dos Arquitectos.

O revestimento betuminoso sobressai dos verdes do jardim
O revestimento betuminoso sobressai dos verdes do jardim © Christian Kahl
A caixa cria perspectivas misteriosas para quem se aproxima
A caixa cria perspectivas misteriosas para quem se aproxima © Christian Kahl
O que seria do jardim sem o pavilhão?
O que seria do jardim sem o pavilhão? © Christian Kahl
A tela betuminosa é aplicada com uma métrica rigorosa
A tela betuminosa é aplicada com uma métrica rigorosa © Christian Kahl
No interior do pavilhão, um conforto caloroso
No interior do pavilhão, um conforto caloroso © Christian Kahl
Emanuel Christ, à direita na imagem, e Christoph Gantenbein
Emanuel Christ, à direita na imagem, e Christoph Gantenbein