Passos assume divergências na coligação. Portas encerra estado da nação

Líder da bancada social-democrata avisa que o PSD não desiste. CDS não aplaude.

Foto
Miguel Manso

O primeiro-ministro fez uma declaração de afirmação do actual Governo, embora assumindo as "tensões" na coligação nos momentos de escolhas "dolorosas" na quinta e na sétima avaliações da troika.

Em resposta ao líder da bancada do PSD, Passos Coelho reiterou que não se demitia. "Temos tido dificuldades grandes na negociação com a troika. Não é simples mudar o que ficou escrito. Não é fácil mostrar que temos os meios financeiros para cumprir os nossos compromissos", afirmou. Passos Coelho assumiu as divergências na sequência da dificuldade de negociar com a troika.

"Essas adversidades criaram tensão política mesmo dentro do Governo e da coligação. E não aconteceram por razões menores. Elas aconteceram na quinta e na sétima avaliação", afirmou, acrescentando que foram os exames em que o Governo teve de fazer "escolhas mais dolorosas para o país". 

Passos Coelho respondia a Luís Montenegro, que declarou: "Nós no PSD não desistimos." A bancada centrista não bateu palmas, deixou os sociais-democratas a aplaudirem sozinhos.

Nuno Magalhães, líder  da bancada centrista, sublinhou a celeridade com que os dois partidos se entenderam no Governo depois de a coligação quase se ter rompido. E referindo os sinais positivos da economia, designadamente o crescimento das exportações. Magalhães deixou "uma palavra" ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e ao ministro da Economia, Santos Pereira, provocando risos nas bancadas da oposição.  

Na resposta ao CDS, Passos Coelho partilhou a ideia da celeridade com que os dois partidos da coligação se entenderam depois do pedido de demissão de Paulo Portas do Governo. O acordo foi feito "num tempo que o país percebeu". E garante que saiu reforçado: "Este Governo está pronto para lidar com todas as adversidades futuras."

Mas deixou sua posição quanto ao pedido de demissão de Portas e deu garantias ao Presidente da República. "O que se passou não devia acontecido. Temos de demonstrar que não voltará a acontecer e isso merece o esforço de todos nós", afirmou Passos Coelho.

Caberá a Paulo Portas encerrar o debate do estado da nação. Será a primeira vez que o líder do CDS fala publicamente desde o seu pedido de demissão de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, no passado dia 2 de Julho.

Como sinal de disponibilidade para um entendimento com o PS, o primeiro-ministro disse ter decidido não aprovar medidas que já estavam prontas para evitar o "facto consumado". 
 
 

Sugerir correcção
Comentar