Stufa: semear coisas verdes sem frustrações

Rita e Miguel Ramos criaram um kit para acabar com as frustrações de quem se aventura a semear verdes pela primeira vez. Além de plantas, a caixa da Stufa tem ainda um livro que acompanha toda a experiência — e com receitas

DR
Fotogaleria
DR
DR
Fotogaleria
DR

Tudo o que é necessário para semear verdes — ervas aromáticas e não só — está dentro desta caixa, uma espécie de estufa. O importante é “não meter os pés pelas mãos”, lê-se no site da Stufa, projecto de dois irmãos portugueses.

Rita Ramos, de 33 anos, e o irmão Miguel, de 28, sempre quiseram trabalhar juntos. A consultora de sustentabilidade e o designer gráfico decidiram, em 2012, fundir as duas áreas e, vários “brainstormings” depois, desenvolveram a ideia da Stufa. Uma vez que precisavam de um investimento inicial, apostaram numa campanha de crowdfunding — bem sucedida — e conseguiram, assim, entrar no mercado.

Detalhes sobre o vaso a usar (quais as características apropriadas e que tipo de objectos podem ser reutilizados com este fim), como colocar a terra e quantas sementes usar, como regar, quanto tempo esperar ou como colher sem estragar a planta são algumas das dicas que o livro Stufa dá.

Foto
Rita e Miguel Ramos são irmãos e sempre quiseram trabalhar juntos DR

“Depois da aventura de plantar os próprios verdes — e para fazê-la valer a pena —, pode-se impressionar os amigos com receitas novas”, brinca Rita, em entrevista ao P3. Além de receitas típicas de entradas, sopas peixe e carne, o livro também tem receitas de “smoothies” e sumos naturais.

Foto
Além das ervas aromáticas manjericão, salsa e coentros, a Stufa tem kits com sementes de mostarda e rúcula DR

A ideia é ajudar quem se sente frustrado por ser incapaz de manter as ervas aromáticas “vivas e de boa saúde” em casa, através do livro, e acabar com o desperdício que se gera quando se compra, por exemplo, um molho de salsa e apenas se utilizam algumas folhas, acabando o resto no lixo.

Foto
Rita e Miguel Ramos são irmãos e sempre quiseram trabalhar juntos DR
“Microgreens” na segunda edição

Inicialmente, apenas existia um kit Stufa, o “Mediterranean Herbs”, com três sacos sementes de manjericão, salsa e coentros (que podem demorar entre dois a três meses até estarem prontos para colheita), além de um livro e etiquetas em madeira reutilizáveis. Em 2013, depois de terem vendido cerca de mil destes kits, lançaram um segundo, acrescentando à caixa um litro de substrato vegetal.

O “The Chef’s Garden Kit” inclui novas sementes, desta vez de “microgreens”. “Estes vegetais, sem qualquer tratamento químico (são o estado anterior aos ‘babyleafs’), são colhidos assim que aparecem as primeiras folhas (ao fim de sete a 20 dias)”, pode ler-se no site da Stufa. Este contém dois sacos com sementes de mostarda e rúcula — e a primeira colheita pode ser feita, em média, ao fim de 15 dias.

Foto
Além das ervas aromáticas manjericão, salsa e coentros, a Stufa tem kits com sementes de mostarda e rúcula DR

Os kits Stufa, produzidos inteiramente em Portugal, podem ser comprados online, no próprio site da marca, ou em qualquer uma das 18 lojas parceiras em todo o país. O “The Chef’s Garden Kit” e o “Mediterranean Herbs” custam 14,9 euros cada. Por agora, o envio é apenas feito para a União Europeia.

O objectivo de Rita e Miguel é criar uma espécie de universo Stufa, com outras variedades de sementes, vasos com sistema de auto-rega próprios, uma aplicação para “smartphones” e, até, edições especiais com plantas típicas de certas zonas do país e do mundo.

Sugerir correcção
Comentar