Agência do Ambiente desaconselha banhos nas praias da Torre e de Carcavelos

Não foi ainda possível “comprovar inequivocamente" que a água do mar é de qualidade.

Foto
Munícipes alertam para os efeitos irreversíveis do plano de pormenor na praia, muito conhecida pela prática do surf Rui Gaudêncio/Arquivo

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em comunicado divulgado na noite desta sexta-feira, “desaconselha a prática de banhos” nas praias da Torre e de Carcavelos, na linha do Estoril, nos arredores de Lisboa.

A APA afirma que têm estado a ser feitas análises a amostras das águas das duas praias, mas não foi ainda possível “comprovar inequivocamente a existência de uma relação entre os efeitos descritos [pelos banhistas] de ardor e comichão na pele e o parâmetro fitoplâncton”.

Neste sentido, “até ser reposta a normalidade e ao abrigo do princípio da precaução, continua a ser desaconselhada a prática de banhos naquelas praias, especialmente por parte de crianças e pessoas com maior sensibilidade”.

A agência afirma que recebeu “queixas” dos “banhistas após contacto com a água do mar” e que nesse sentido têm estado a ser feitas análises diariamente às águas pela APA e pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

No mesmo comunicado a APA recomenda, nas praias da região de Lisboa, “a consulta aos nadadores-salvadores, em particular para comunicação de eventuais novas ocorrências”.

A praia de Carcavelos, no concelho de Cascais, está interditada desde quarta-feira à tarde, depois de vários banhistas terem apresentado “queixas de prurido” após saírem do mar.

Também desde quarta-feira, a vizinha praia da Torre, no concelho de Oeiras, começou a ser monitorizada pelas autoridades marítimas.

 

Sugerir correcção
Comentar