Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Atelier português com três projectos finalistas em concurso internacional

Gabinete de arquitectura português com três projectos de design de interiores, criados por dois jovens arquitectos, finalistas em concurso internacional

O gabinete de SPRS Arquitectura, de Espinho, tem três projectos finalistas no concurso internacional IGS Retail Week Interior Awards 2013, dois deles nomeados na categoria de "Best Leisure, Food and Drink of the Year" e um terceiro nomeado nas categorias de "Best Small Store" e "Non-Food Design of the Year". 

Este atelier de arquitectura português, em actividade desde 2010, está na "shortlist" deste ano, numa competição que conta, igualmente, com a participação de importantes gabinetes internacionais de arquitectura e design de interiores, responsáveis pelo desenvolvimento de projectos ligados a algumas grandes marcas internacionais.

Sofia Pinho Santos, de 31 anos, e Rui Moreira Santos, de 32 anos, ambos licenciados em Arquitectura pela Universidade Lusíada do Porto, admitem que, face à enorme concorrência, não é fácil ganharem qualquer prémio. No entanto, "esta é a primeira vez que um gabinete tem mais de um projecto a concurso". Só por isso, Sofia considera que as nomeações são já uma vitória. 

"Nicho pouco explorado"

Segundo a arquitecta, em declarações ao P3, "a intensão é expandir" o gabinete. Conquistar alguma visibilidade internacional que lhe permita angariar uma carteira de clientes fora de Portugal. Pois, cá, “além de serem escassos, os clientes portugueses procuram sempre pagar o menos possível.” 

"Terminado o curso, o sonho é sempre realizar projectos de grande dimensão". Porém, Sofia Santos reconhece que o "design de interiores é um nicho de mercado pouco explorado" em Portugal e que o mesmo lhes tem garantido a sustentabilidade do atelier. 

Dos três projectos a concurso, não é fácil, ao casal de arquitectos, escolher um favorito: "Cada um tem as suas próprias características e foi igualmente gratificante desenvolvê-los", conclui Sofia. 

Os vencedores serão anunciados numa cerimónia de entrega de prémios, que terá lugar em Londres, no dia 31 de Outubro deste ano.