Filme de Regina Pessoa nomeado para o Cartoon d’Or

Kali, o Pequeno Vampiro é um dos seis nomeados para o mais importante prémio europeu para o cinema de animação de autor.

Foto
Kali, o Pequeno Vampiro encerra uma trilogia sobre o tema da infância DR

O vencedor do prémio vai ser anunciado em Setembro, na cidade francesa de Toulouse, no Fórum Cartoon.

O filme da realizadora portuguesa vai disputar a estatueta atribuída pela Associação Europeia do Cinema de Animação e pelo programa comunitário Media com cinco outros candidatos: Head Over Heels (Reino Unido), de Timothy Reckart & Fodhla Cronin O’Reilly; I Am Tom Moody (Reino Unido), de Ainslie Henderson; Lettres de Femmes (França), de Augusto Zanovello; Écart de Conduite (França), de Rocio Alvarez; e Betty’s Blues (França/Bélgica), de Rémi Vandenitte.

O júri que escolheu os finalistas foi constituído pelo produtor francês Didier Brunner, pela realizadora romena Anca Damian e pelo realizador espanhol Enrique Gato.

O prémio será atribuído na noite de 19 de Setembro em Toulouse, na gala de encerramento do Fórum Cartoon, a reunião anual da indústria europeia da animação - que, à imagem do que tem acontecido nos últimos anos, não contará com apresentação de qualquer projecto português no domínio das séries televisivas.

A Regina Pessoa caberá assim, este ano, a representação da arte da animação portuguesa de autor, depois de em 2000, na Suécia, o filme de José Miguel Ribeiro, A Suspeita, ter conquistado o Cartoon d’Or, e de em 1994, nos Açores, Abi Feijó ter recebido o prémio especial do júri com Os Salteadores.

Este realizador é agora o produtor de Kali, o Pequeno Vampiro (Ciclope Filmes), que conta a história de um rapaz diferente dos outros, que sonha com encontrar o seu lugar no mundo, apesar da sua diferença. O filme encerra uma trilogia da realizadora sobre o tema da infância, que teve como capítulos anteriores A Noite (1999) e História Trágica com Final Feliz (2005).

Kali, o Pequeno Vampiro tem banda sonora da banda suíça The Young Gods, e narração, na versão portuguesa, do realizador Fernando Lopes e, na versão inglesa, do actor canadiano Christopher Plummer.

Estreado no IndieLisboa do ano passado, o filme de Regina Pessoa conquistou já perto de duas dezenas de prémios e menções, o mais recente dos quais foi, na semana passada, uma menção honrosa na categoria de animação do Prémio Nacional Multimédia 2013. Em Maio, tinha sido distinguido nos festivais de cinema de Badajoz e de São Francisco. E, no início deste ano, foi um dos nomeados para os Annie Awards, em Los Angeles, em pleno território da indústria norte-americana da animação.

Apesar deste palmarés, Kali, o Pequeno Vampiro não tem ainda garantida a distribuição comercial em Portugal.

 

Sugerir correcção
Comentar