"Show me Rio": os cariocas mostram o reverso do postal

O livro, com um documentário incorporado, apresenta a cidade da perspectiva de um grupo de cariocas famosos

Foto

Uma visão descontraída, abrangente e verdadeira do Rio de Janeiro, através da perspectiva de celebridades brasileiras, é o que pretende transmitir o livro/guia "Show me Rio", lançado esta quinta-feira em Lisboa.

“O meu objectivo é que os interessados, em conhecer o Rio de Janeiro ou em voltar à cidade, tenham um livro que mostre de forma descontraída, verdadeira e abrangente os vários aspectos que valem a pena serem vistos na cidade”, disse à Lusa a autora, a jornalista Rita Sousa Tavares, acrescentando que a cidade oferece muito mais do que os famosos cartões postais, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

A autora destaca “as 50 páginas dedicadas a um "insider guide", que são as dicas concretas que os 19 entrevistados dão sobre os seus botequins, os seus restaurantes, as suas lojas as praias, os seus roteiros mais interessantes”.

“O 'Show me Rio' é um livro, com um documentário incorporado, que apresenta a cidade da perspectiva de um grupo de conterrâneos”, revelou. “Eu fui guiada pelas mãos do Vik Muniz (artista plástico), do Chico Buarque, do Zuenir Ventura (escritor), da Maitê Proença (atriz), entre outras tantas personalidades, e cada um mostrou-me o seu Rio de Janeiro numa perspectiva diferente”, acrescentou a escritora.

De acordo com a jornalista as várias entrevistas acabaram por ser “todas cozinhadas, de modo a mostrar um Rio bastante real”. O livro/guia “fala muito da favela, do futebol, do carnaval, da praia, obviamente, mas também outros aspectos menos conhecidos e menos explorados habitualmente nesta cidade”, declarou.

O livro é uma edição bilíngue, em português e inglês. Já o filme, tem legendas em inglês e espanhol. “O vídeodocumentário será transmitido, em princípio, nos voos da TAP, no menu de conteúdos para quem quiser ver. Não estará agora disponível separadamente, sendo somente vendido com o livro”, sublinhou. O livro é editado pela Café Pessoa, fundada por Rita Sousa Tavares em 2012.

O “Show me Rio” (Mostra-me o Rio) está inserido num projecto maior da jornalista, intitulado “Show me Cities” (Mostra-me cidades), que irá englobar outras cidades, sendo a cidade brasileira a primeira escolhida. “Já estou a começar a produzir o livro "Show me Lisbon", próximo livro/guia do projecto, que pretende finalizar até ao final do ano, referiu ainda a jornalista.

Em parceria com a editora ConVida, a jornalista lançou no mês passado o guia “Lisboa ConVida Brasil”, dirigido aos turistas brasileiros na capital portuguesa, com o apoio da câmara municipal de Lisboa. 

Sugerir correcção
Comentar